Prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é tema de revista em quadrinhos no IFPB
Material lúdico produzido por extensionistas do Campus Sousa é referência nacional
Prevenir e combater práticas de abuso sexual é dever de toda a sociedade, principalmente quando o crime envolve crianças e adolescentes. Auxiliar esse público vulnerável na identificação dos primeiros sinais dessa prática foi o desafio aceito por um grupo de extensionistas do Instituto Federal da Paraíba, no município de Sousa.
Por meio de um texto simples, adaptado para o ambiente dos quadrinhos, e de materiais lúdicos como jogos de tabuleiro, a quinta edição da revista Turma D´Gente é uma ferramenta pedagógica que vem sendo utilizada por escolas públicas de todo o país na prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora do projeto, professora Rackynelly Soares, a publicação do material em código aberto possibilita seu uso por qualquer pessoa ou instituição em todo território nacional.
“A gente tem gestores de educação e saúde em todo o país que vêm utilizando nosso material como parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE), do Ministério da Saúde. Esse programa é voltado às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, na promoção da saúde integral. O gestor que tiver interesse pode acessar o site da Editora ECoS da Universidade de Brasília e utilizar a versão digital da revista. Ele também pode entrar em contato com a equipe do projeto para solicitar a versão para impressão”, explica Rackynelly.
Os primeiros resultados da ação de extensão foram colhidos ainda no momento de teste junto ao público, como destaca a coordenadora. “Nós testamos o jogo dessa edição da revista em uma escola pública escolhida aleatoriamente no município de Sousa. Então nós falamos sobre a prevenção da violência e do abuso sexual e verificamos se o jogo suscitava alguma dúvida nas crianças. A gente teve um resultado incrível tanto em relação a interação como também a reflexão que o material despertava. Minutos depois que realizamos o teste, dentre aquelas crianças que estavam ali, tivemos algumas que se perceberam vivendo aquela situação. Elas identificaram que o que estavam vivendo em casa não era normal, era abuso. Elas procuraram a escola e os casos foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Então, só nesse exercício que fizemos já deu pra identificar o impacto social que o jogo causa”.
O Projeto de Extensão foi iniciado em 2021, durante a pandemia da Covid-19. A primeira edição abordou a importância da atuação dos agentes comunitários de saúde naquele contexto. Temas como o combate ao mosquito Aedes Aegypti, a desinformação sobre hanseníase e o lixo na área rural também foram abordados nas edições anteriores da revista. Além da coordenadora, o projeto envolve estudantes do Campus Sousa, que atuam principalmente na elaboração dos jogos que englobam as temáticas e na disseminação junto às escolas.
“Foi uma participação muito proveitosa, pois todo mundo pensa que a Agroecologia é uma área fechada, na qual você só vai lidar com plantas. Ao contrário do que se pensa, essa é uma área em movimento, uma cadeia que você vai lidar com todos os aspectos que vão influenciar na produção de alimentos, ou seja, você tem que interagir com a sociedade. Então, participar da construção dessa revista foi muito bom, pois pude interagir com a sociedade e, com essa interação, criar um jogo que fosse fácil de entender e com uma jogabilidade excelente - o que não seria possível sem essa escuta interativa que tive por meio do projeto”, afirma Eros Andrade, estudante de Agroecologia.
O time de parceiros fixos do projeto é composto pelo ilustrador Jessé Luiz Ribeiro, pela editora ECoS da Universidade de Brasília e pela Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde. Nessa quinta edição, o Turma D´Gente conta ainda com o apoio do Ministério Público Estadual e do Conselho Tutelar da cidade de Sousa.
Para a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente, Fernanda Pettersen, o projeto do IFPB é um instrumento pedagógico eficaz e de grande relevância diante do aumento dos casos de abusos no país. “Dados da Fundação Abrinq de 2025 revelam que a cada quatro casos de violência sexual no Brasil, três têm como vítimas crianças e adolescentes. Na maior parte dos casos, o abuso ocorre em ambiente residencial. O elevado número de crianças vítimas de violência sexual no Brasil pressupõe esforços articulados que viabilizem a conscientização das próprias crianças por meio de uma linguagem acessível a essa faixa etária e que seja também uma linguagem lúdica. É nesse aspecto que a Turma D´Gente, esse fantástico trabalho de extensão do IFPB, deve ser apresentada a todo o estado”.
Ainda no primeiro semestre, segundo a promotora, o Ministério Público Estadual irá realizar diversas campanhas contra o abuso sexual utilizando a revista em quadrinhos. “A Turma D´Gente é um instrumento maravilhoso já que sua linguagem alcança a criança de uma maneira eficaz, clara e divertida. Estamos muito felizes com essa parceria. Tenho certeza que faremos um trabalho muito bonito nos próximos meses”, finaliza Fernanda.
Link para a revista:
https://repositorio.ecos.unb.br/exhibits/show/editoraecos/turmadagente
Verônica Rufino - PROEXC


