Campus Sousa promove aula inaugural do Curso FIC de Agentes de Informações Turísticas

Objetivo é formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho

CURSO EQUIPE.jpg

Com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico, científico e cultural do Sertão paraibano e contribuir para o desenvolvimento regional, o Campus Sousa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou, na última terça-feira (20), a aula inaugural do Curso FIC de Agentes de Informações Turísticas. A atividade aconteceu às 19h, no Auditório da Secretaria de Turismo de Sousa, no Largo da Estação, e marcou o início de uma formação voltada à qualificação de profissionais para atuar no fortalecimento do turismo local.

Além do professor Robson Ferreira, representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), o evento reuniu instituições parceiras, entre elas a Secretaria de Turismo de Sousa, representada pelo secretário Fernando Macena, o Sebrae e o Hub de Inovação Dinovalley, com a participação de Juliene Fernandes. Professores e estudantes do curso também estiveram presentes na atividade.

A aula inaugural teve como convidado especial o historiador e professor Robson Ferreira, que ministrou a aula magna com o tema “Complexo Científico do Sertão e os Potenciais Impactos no Turismo”. Durante a apresentação, o palestrante destacou a importância do patrimônio científico, histórico e cultural do Sertão como elemento estratégico para o turismo sustentável na região.

A coordenação do Curso FIC de Agentes de Informações Turísticas está sob a responsabilidade do turismólogo e professor Eliabe Afonso. Com duração de quatro meses, o curso oferece 30 vagas e terá aulas no turno noturno, de terça a sexta-feira, na Secretaria de Turismo de Sousa, com possibilidade de visitas técnicas aos sábados. Para ingressar, é necessário ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos.

Em parceria com a ONG Pisada do Sertão, já está publicado o edital para a segunda turma do curso, que deverá ser realizada no município de Poço José de Moura. A previsão é que as aulas tenham início no dia 24 de fevereiro de 2026.

O Curso FIC de Agentes de Informações Turísticas integra as ações do projeto“Preservação do patrimônio geopaleontológico e arqueológico da bacia do rio do Peixe”, desenvolvido em parceria com a SECTIES e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). No âmbito do IFPB, o subprojeto “Empreendedorismo Cultural e Tour Virtual”é coordenado pela professora Rackynelly Soares e tem como um de seus objetivos fomentar a geração de renda por meio do empreendedorismo cultural vinculado ao patrimônio paleontológico da região.