Revista Turma D’agente lança número sobre prevenção ao abuso sexual infanto-juvenil
Projeto de Extensão une Agentes Comunitários de Saúde, prefeituras e Conselho Tutelar
Nessa sexta-feira, 31 de outubro, às 14h, um novo número da Revista Turma D’Agente será lançado, presencialmente, na cidade de Sousa, no Centro de Formação de Professores. Esta quinta edição traz um tema difícil: a prevenção e o combate ao abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes. A revista em quadrinhos tem 22 páginas e traz, inclusive, jogos de tabuleiro, aproximando essas informações do público vulnerável, por meio de materiais lúdicos.
A iniciativa veio por meio do Projeto de Extensão coordenado pela professora Rackynelly Alves Sarmento Soares, que também é Diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Sousa do IFPB. Desde 2021, ela desenvolve esse projeto com revistas em quadrinhos editadas pela Universidade de Brasília, com código aberto, fazendo com que o material possa ser utilizado livremente. Ao longo dos anos, prefeituras já imprimiram o material que foi usado em escolas públicas.
O projeto de extensão tem parceria da Prefeitura de Sousa, do Conselho Tutelar da cidade e da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde. O primeiro número foi lançado em 2021, em plena pandemia da Covid-19, e falava sobre o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, o segundo foi sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o terceiro sobre a hanseníase, com foco na cura e informação, e o quarto sobre o lixo na área rural.
O ilustrador é o parceiro social Jessé Luiz Ribeiro de Melo. Os estudantes que atuam no Projeto focam principalmente na elaboração dos jogos que envolvem a temática e na disseminação junto às escolas. A professora Racky faz questão de destacar o papel proeminente que os agentes de saúde têm no projeto, na elaboração do roteiro, o que sempre é validado por profissionais da área. Segundo a docente, o número atual pretende potencializar o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar, estimulando denúncias, e, principalmente, fazendo as crianças e jovens perceberem os primeiros sinais suspeitos dos abusadores, para evitar que o crime aconteça.
Acesse aqui a versão digital da revista: https://repositorio.ecos.unb.br/exhibits/show/editoraecos/item/580

