Campus Sousa realiza evento em alusão ao setembro amarelo

01.jpeg

Falar de saúde mental num país onde se vive uma crise, principalmente, no ambiente de trabalho é urgente. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, só em 2024, foram registrados meio milhão de afastamentos do trabalho por motivos de saúde mental.

No último dia 24, a saúde mental dos servidores do IFPB Campus Sousa foi tema de uma palestra realizada no auditório da unidade sede, no período da tarde. O evento organizado pelo professor e psicólogo Wesley Silva intitulado Saúde Mental e Trabalho: Discussão Urgente teve como público-alvo todos os servidores do campus. Wesley afirma o aumento dos índices de adoecimento mental relacionados ao trabalho.

"Isso não acontece por acaso: está ligado à precarização do trabalho, à perda de direitos, à intensificação das metas, à falta de reconhecimento e também às situações de assédio moral e organizacional. Embora divulgado como um esforço voltado à prevenção ao suicídio, o momento com os trabalhadores do IFPB Campus Sousa foi pensado com o objetivo de ir além da discussão que normalmente se faz nos eventos de Setembro Amarelo, trazendo à baila o trabalho como determinante da saúde mental e mostrando que o adoecimento mental relacionado ao trabalho é, sobretudo, uma questão coletiva, social e organizacional", disse. Buscou-se, portanto, criar um espaço de reflexão conjunta sobre o que, no trabalho, nos adoece e o que, pelo contrário, fortalece a nossa saúde.

Na ocasião, houve uma reflexão sobre como o trabalho afeta a saúde mental e como os colegas de trabalho podem ajudar na proteção da saúde e na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável.