“2º Estrelando - Festival de Ginásticas e Outras Culturas Corporais” comemora sucesso
Cerca de 300 pessoas prestigiaram as 18 apresentações na UFCG
A comunidade do Campus Sousa do Instituto Federal da Paraíba está comemorando o sucesso da segunda edição do “Projeto Estrelando - Festival de Ginásticas e Outras Culturas Corporais”. A iniciativa surgiu, no ano passado, como fruto da disciplina de Ginástica Artística e Rítmica, do curso de Educação Física, ministrada pelo professor Adriano Martins Rodrigues dos Passos. “O objetivo era oferecer aos estudantes um espaço para apresentarem suas produções. Diante do potencial do evento como espaço de integração entre teoria e prática, inseriu-se também a disciplina de Organização de Eventos em Educação Física na realização da segunda edição do evento”, explicou Adriano.
Segundo o professor Adriano, desde o início, se pensou na iniciativa como sendo aberta à comunidade, configurando-se, como um evento de extensão. A primeira edição teve 13 apresentações e cerca de 50 pessoas convidadas (atletas, dançarinos e discentes), com um público estimado de 200 pessoas, contando com a parceria do Sintef-PB.
Em 2025, o 2º Estrelando foi aprovado no Edital Proevexc, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. “O projeto teve como objetivo geral incentivar a prática das ginásticas e de outras culturas corporais, criando um espaço de apresentações, integração, aprendizado e entretenimento para a comunidade acadêmica do IFPB Campus Sousa, grupos convidados e público em geral”, comentou Adriano.
O 2º Estrelando foi realizado em 16 de agosto e contou com a participação de 119 pessoas (discentes, docentes e convidados, entre atletas e dançarinos) na organização e execução. O público chegou a aproximadamente 300 pessoas.
Foram realizadas 18 apresentações, contemplando diversas expressões da cultura corporal: ginásticas (Ginástica para Todos, Yoga e Ginástica Rítmica), lutas (Karatê) e danças (cigana, xaxado, contemporânea, clássica, jazz e estilo livre).
“Destaca-se que Sousa e região não possuem outro evento com características semelhantes às do Estrelando, cujo mote central é a diversidade das culturas corporais. Toda prática com apelo estético e artístico suficiente para ser apresentada em palco é passível de inclusão”, relata o professor Adriano.
Para o docente, o apoio institucional também foi essencial. “O IFPB Campus Sousa, sob a direção do professor Francisco Nogueira, disponibilizou transporte (ida e volta) para companhias e dançarinos de Cajazeiras até o Auditório da UFCG Campus Sousa. Além disso, em parceria com as turmas 2022 e 2024, foram oferecidos lanches e lembranças personalizadas (toalhas com o nome do evento) a todos os participantes”, contou Adriano.
Ele ressalta que o Festival de Ginásticas e Outras Culturas Corporais consolidou-se como uma iniciativa de abrangência multidimensional, articulando impactos acadêmicos, sociais e culturais no contexto do Sertão Paraibano. O evento também se inseriu entre as programações de comemoração dos 70 anos do campus Sousa.
O diretor geral do campus Sousa, Chico Nogueira, relatou a noite como inesquecível. “Nossos estudantes mostraram talento, criatividade e energia em mais uma edição do Estrelando, que já se firma como um dos momentos culturais mais importantes do curso de Educação Física”.


