Lançado a Turma d’Gente na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB)

Projeto desenvolvido pelo IFPB Campus Sousa em parceria com diversas entidades

01.jpeg

Na manhã desta segunda (01), no auditório da ESMA PB, na cidade de João Pessoa, Paraíba, foi o lançamento do 5º número da Revista Turma d’Agente com o tema da Prevenção do Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, uma iniciativa do IFPB Campus Sousa, em parceria com o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Educação de Sousa e o Ministério Público Estadual. O evento contou com representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, Conselho Tutelar, Instituto Federal da Paraíba, dentre outras autoridades e representações.

A "Turma d'Agente" surgiu no IFPB Campus Sousa, liderado pela Professora, Pesquisadora e Agente de Inovação, Rackynelly Alves Sarmento Soares, como um projeto de pesquisa e extensão focado na educação em saúde para crianças, adolescentes e jovens, com parcerias da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e da Editora ECOS. É uma história em quadrinhos (HQ) que foi criada no ano de 2021, como parte das ações comemorativas dos 30 anos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Brasil (ECOS, 2022). A partir dessa criação, a ideia era lançar números anuais com temas pertinentes ao cenário epidemiológico da atualidade.

“Estamos ansiosa em conhecer o projeto e saber como podemos colaborar para agentes multiplicadores, muitos são os destinatários e a necessidade está posta. O Estatuto da Criança e Adolescente diz que é nossa responsabilidade pessoal, enquanto estado, enquanto família. Quando a promessa de tornar este mundo melhor”, disse a Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, Juíza com competência da Infância e Juventude de Santa Rita, falou ao abrir os trabalhos.

“Este projeto é muito lindo e traz discussões bem profundas. Os números anteriores com doenças silenciadas que nem imaginávamos que ainda existia. E agora tem trazendo um tema muito importante, e que não devemos cansar de discutir, estamos falando de nossas crianças que sofrem abuso. Neste momento, tem várias crianças sendo abusadas, por pessoas que a gente nem imagina.” Disse a Maria José Batista Bezerra de Melo, Pró-Reitora de Extensão e Cultura.

“Eu sempre falo com muito entusiasmo deste projeto. Este projeto já tem cinco anos, para que a gente entenda que nada surge de uma hora para outra, mas de muito trabalho e reflexão. O Turma d’Gente vai nascer no contexto superimportante para atuar na prevenção, que é muito mais difícil, e as vezes se você para pensar, e até sem sentido, pois muitas vezes o serviço que foi feito na base, foi muito mais efetivo. ” Disse a Professora do IFPB Campus Sousa, Rackynelly Alves Sarmento Soares.

“Precisamos atingir o essencial que é proteger nossas crianças, temos o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), temos os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), fizemos uma campanha exitosa nas muriçoquinhas para prevenir o abuso sexual, já fizemos trabalhos nas escolas com um bunequinho num pode tocar, para sinalizar os lugares que são sensíveis. Não vejo a hora que possamos trabalho esta Revista d’Gente sendo usados nas escolas”, Disse Elen Sorrentino, Assessora Técnica da Média Complexidade da Prefeitura Municipal de João Pessoa PMJP.

“Aqui estou representando a inovação do IFPB, onde o impacto tem que ser social. Eu coloco uma provocação aqui, aqui temos várias instâncias, temos aqui a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, temos que distribuir o maior número de revistas, mas temos que além de distribuir estas revistas, temos o desafio de monitorar os resultados, as respostas desta ação, para que possamos”, disse Michel Coura, representando o Polo de Inovação do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba.


“Esta apresentação me deixou muito entusiasmada. Estar aqui hoje, reunidos num momento que compartilha mensagens de emoção, a gente poder ver que a potencia que é a educação vir de do Instituto Federal da Paraíba Campus Sousa, para este momento na Escola da Magistratura do Estado da Paraíba, estar aqui ocupando este espaço para juntos defender o direito da criança de ser protegido por todos nós, aqui temos o judiciário, a saúde, para fazer um manifesto, por que estamos lá na ponta, sozinho, mas percebo aqui, agora que não estamos sozinhos. Fortalecer este movimento de preservação da vida de nossas crianças”, disse Clara Nóbrega, Médica atuante na Atenção Primária e na Emergência do SUS, Residente em Medicina em Família e Comunidade.

Depois do evento, houve um lanche e visita as instalações do Ecossistema de Inovação da Escola da Magistratura do Estado da Paraíba.