Caravana da Ouvidoria do IFPB chega ao Campus Santa Rita

Caravana Estudantes Sta Rita.jpg

Iniciativa levou nesta quarta-feira (08) informação, escuta e cidadania à comunidade acadêmica

A Caravana da Ouvidoria do Instituto Federal da Paraíba esteve nesta quarta-feira (08) no Campus Santa Rita. Lançada em junho deste ano no Campus Cabedelo, a iniciativa tem como propósito fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica e a gestão institucional, promovendo transparência, acolhimento e participação social.

A comitiva integrada pela Ouvidora Edezilda Sales, pelo Ouvidor Substituto Cristiano Meireles e pela presidente do Comitê para o Monitoramento do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento da Discriminação no IFPB, Rivânia Silva, foi recepcionada pelo Diretor Geral do Campus Santa Rita, Sabiniano Araújo e pelo Diretor de Ensino, Inakã Barreto, que deram as boas-vindas a equipe e enfatizaram a importância da ação itinerante.

Durante a passagem pelo Campus Santa Rita, estudantes, servidores e demais membros da comunidade conheceram mais sobre o funcionamento da Ouvidoria e puderam tirar dúvidas sobre temas como assédio e discriminação. Durante o encontro a equipe apresentou a plataforma Fala.BR, sistema integrado de ouvidoria e acesso à informação do Governo Federal. Por meio dela, qualquer cidadão pode registrar manifestações como reclamações, sugestões, elogios, solicitações ou denúncias, além de fazer pedidos de acesso à informação com base na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). O objetivo é facilitar o contato direto com os órgãos públicos, tornando a comunicação mais ágil, transparente e acessível.

Outro destaque da caravana foi a divulgação do Guia Lilás, material elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU) que orienta sobre o enfrentamento ao assédio moral e sexual na administração pública. O guia apresenta definições, exemplos práticos e informações sobre como identificar e denunciar essas situações, além de reforçar o papel das ouvidorias como espaços de acolhimento e escuta segura.

O estudante do Curso de Meio Ambiente Adrian Júnior, considerou o encontro bastante produtivo. "Discutir temas como o assédio é importante, porque querendo ou não acontece no nosso dia a dia". O professor de Informática Fábio Câmara disse que a caravana esclareceu pontos importantes sobre a convivência pacífica no campus mediada acima de tudo pelo respeito.

De acordo com a Ouvidora do IFPB, a caravana tem contribuído para difundir uma cultura institucional de escuta ativa e respeito. “Mais do que um espaço de registro de demandas, a Ouvidoria é um canal de construção coletiva, que fortalece a transparência e a confiança dentro da instituição”, disse Edezilda Sales. 

Ao final estudantes e servidores participaram de um sorteio de ecobags confeccionadas por alunos do Curso de Modelagem do Vestuário do Campus Pedras de Fogo. Na próxima semana, a Caravana da Ouvidoria seguirá para outras unidades do interior do estado, dando continuidade à agenda que prevê visitas a todos os campi do IFPB.

*Texto e Fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM