Programa Partiu IF faz cerimônia de encerramento da turma pioneira

Coordenação confirma nova turma para o ano de 2026

O programa Partiu IF chegou no Instituto Federal da Paraíba, Campus Santa Luzia, como uma verdadeira boa nova. O projeto trouxe incentivo de estudo de qualidade para jovens estudantes do 9º ano da cidade e região. A edição 2025 do programa chegou a fim na noite da última sexta-feira, dia 28, na cerimônia de encerramento, que aconteceu no miniauditório do campus e contou com a participação dos 37 concluintes e suas respectivas famílias. A noite foi de emoção, agradecimento e demonstração do quanto a educação pode transpor barreiras.

Para o diretor geral do Campus Santa Luzia, Jerônimo Nóbrega, o projeto foi além do que se propôs e deu visão de mundo e perspectiva de futuro a cerca de 40 estudantes em situação de vulnerabilidade social da região do vale do sabugi. Jerônimo disse que “essa turma pioneira é motivo de orgulho para a nossa instituição. Vocês fizeram história e eu agradeço, em especial, aos pais e mães de cada um que foram a ponte de incentivo para que vocês estivessem nesse momento de conclusão”.

A cerimônia foi um momento de fechar um ciclo importante na vida dos estudantes, sobretudo, para eles que se despendem do ensino fundamental e se preparam para o ensino médio. Cerca de metade da turma vai cursar o ensino médio no IFPB. Visto que o momento foi também de comemorar o êxito obtido por 18 estudantes do programa no processo seletivo do IFPB (PSCT 2026).

A pedagoga Francinaide Souto, que representou a direção de ensino, disse que esse momento é reflexo da educação de qualidade que o IFPB oferta. Ela também desejou boas-vindas aos futuros alunos do Campus. Um dos coordenadores do programa, Elber disse que esse momento é o “partiu para a vida, pois muitos que estão aqui serão nossos futuros médicos, engenheiros, advogados, comerciantes. Quero que fique registrado que o futuro começa agora”. O também coordenador Herbert José, fez questão de reconhecer o trabalho da coordenadora local Cateline Régia e o empenho do diretor geral do Campus para que o programa Partiu IF acontecesse em Santa Luzia.

A aluna e oradora da turma Íngride Lorraine foi brilhante em sua fala. Para ela, o comprometimento foi o diferencial dessa turma, pois cada um descobriu ao longo da trajetória ser capaz. “Hoje vejo histórias de esforço e pessoas que escolheram aprender e ocupar qualquer espaço. Hoje não é um ponto final”, disse.

A coordenadora local do projeto, Cateline Régia, reconheceu o incentivo dos pais e mães para o sucesso do projeto. Ela destacou a força tarefa que aconteceu no Campus para que o Partiu IF acontecesse e, nominalmente, agradeceu à direção geral, administrativa e à disponibilidade de merenda escolar. “O empenho de todos os setores nos deu condições reais de manter o padrão das aulas, de cumprir a carga horária e alcançar bons resultados que celebramos hoje. Por fim, quero dizer que esse projeto me ensinou muito. Eu já conhecia o poder da educação, mas quando nos aproximamos dos estudantes, nós também somos transformados.”