IFPB Campus Santa Luzia realiza II Mostra de Cultura Afro-Brasileira Local
O evento faz parte do calendário Novembro Negro
O IFPB Campus Santa Luzia promove, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a II Mostra de Cultura Afro-Brasileira Local, uma programação especial em alusão ao Novembro Negro, dedicada ao reconhecimento, à valorização e ao fortalecimento da identidade, da história e das tradições afro-brasileiras e quilombolas na região.
A abertura acontece no dia 17 de novembro, às 19h30, seguida da roda de conversa “O Papel da Conferência de Durban nas Políticas Afirmativas para Negros e Quilombolas”, momento de reflexão sobre avanços e desafios no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial.
No dia 18 de novembro, a programação segue pela manhã com uma mesa-redonda sobre Resistência Quilombola, abordando conquistas e desafios comunitários, além de um poema dramatizado pelo aluno Rafael Costa e apresentações culturais, incluindo música ao vivo com o Grupo Juventude do Samba e o tradicional Forró Quilombola com Santino Braz, José do Acordeon e os Três do Forró .
Ainda pela manhã, haverá uma mesa de homenagens, destacando figuras representativas como Joana Carneiro dos Santos (Dona Jovelina).
Durante a tarde, o campus oferece uma série de oficinas temáticas, entre elas tranças e turbantes africanos, pintura corporal afro-brasileira, capoeira, artesanato em barro e palha de carnaúba, samba e culinária tradicional com o preparo do Acaçá – comida de origem afro-religiosa .
A programação se encerra no dia 19 de novembro, iniciando às 7h50 com a exposição de jogos, paródias e produções estudantis na atividade Artes Integradas e Afrocentradas. A manhã conta também com uma mostra cultural da Associação de Artesanato da Pitombeira, uma nova mesa de homenagens (com destaque para Geraldina Máxima da Silva), e o Desfile Afro, que apresentará os resultados das oficinas de pintura corporal, tranças e turbantes. Em seguida, ocorre uma mesa-redonda sobre a história da Irmandade da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, tradicional expressão cultural de Santa Luzia, além de mais apresentações musicais com o Grupo Juventude do Samba.
A Mostra reafirma o compromisso do IFPB com a promoção da diversidade, da educação para a igualdade racial e da valorização das raízes afro-brasileiras, fortalecendo o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade.
Clique no link para realizar as inscrições nas oficinas.

