Estudantes são protagonistas na VII Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura

01.jpeg

Palestras e salas temáticas marcam os primeiros dias do evento

A sétima edição da Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura acontece começou no IFPB Campus Santa Luzia no dia 21 de outubro e vai até o dia 24. A edição traz em sua essência o protagonismo do estudante que, junto com professores e coordenadores de curso, pensaram e produziram as dezenas de trabalhos expostos nas salas temáticas.

Em 2025, a temática principal da Mostra é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em consonância com a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em todo país neste mês.

A mostra começou na terça-feira (21) com palestras nas áreas de desenvolvimento pessoal, informática e energias renováveis. Na ocasião, a diretora de ensino, Anna Aline Roque, abriu o evento, representando o diretor geral Jerônimo Nóbrega e falou sobre as expectativas para este momento. “Pude ver antecipadamente o trabalho desenvolvido por vocês nas salas temáticas e posso dizer que este ano, o diferencial da nossa Mostra é o protagonismo e a criatividade estudantil. Nós, enquanto Instituto Federal, estamos muito orgulhos da dedicação e comprometimento de cada um de vocês”, disse.

A palestra de abertura aconteceu no mini auditório do Campus com a psicóloga Iara Trajano, que veio em parceria com o Sebrae. Ela abordou temas como empregabilidade e apresentou os pilares da inteligência emocional para o mercado de trabalho. Na sequência, os estudantes dos cursos de Informática e Sistemas de Energias Renováveis tiveram palestras específicas, nas quais foram trabalhados temas como “Mulheres da Ciência” e “Projetando o futuro sustentável: a engenharia por trás das usinas renováveis, respectivamente. À noite, a programação contou com uma oficina de primeiros socorros voltada para os estudantes do ensino subsequente.

O diretor geral do Campus, Jerônimo Nóbrega, avaliou com satisfação a execução da edição 2025.  "Este é um momento especial, em que unimos alunos, professores, pesquisadores e a comunidade para celebrar o conhecimento, a inovação e, principalmente, a importância da ciência na construção de um futuro mais sustentável. Que esta seja uma semana de aprendizado, curiosidade e inspiração. Que cada um de nós saia daqui com um novo olhar sobre o papel que desempenhamos na preservação do planeta, do sertão ao mar, disse".

Para a estudante Érika Santos, do 2º ano de Sistemas de Energias Renováveis, a Mostra está sendo inesquecível. "Acho que o destaque dessa edição realmente é o protagonismo dos estudantes, e a participação do público externo. Todo o trabalho que tivemos ao longo dos dias que antecedem o evento nos enriquecem muito, academicamente falando. A gente consegue ver o empenho de todas as salas temáticas, tudo muito bem elaborado", pontuou.

Público externo

Nestes dois primeiros dias de mostra o Campus recebeu visitas das escolas:  Ceduc, Padre Jerônimo Lauwen, Escola Jovino Machado, Coêlho Lisboa, Arlindo Bento. A professora da Escola Jovino Machado Iana Morais agradeceu o convite recebido e parabenizou os estudantes do IFPB Campus Santa Luzia por todo empenho e dedicação na construção dos trabalhos. “Fiquei muito feliz em trazer meus alunos para este momento enriquecedor, estava realmente tudo muito bem desenvolvido. Parabenizo os professores responsáveis e todos os estudantes”, disse.

Nas salas temáticas, os estudantes do ensino médio integrado desenvolveram temas relacionados à cultura oceânica e mudanças climáticas. Eles trabalharam com jogos, exposições de painéis, maquetes, apresentações, óculos de realidade virtual, aplicativos e diversos outros meios.

As oficinas aconteceram na tarde da quarta-feira, envolvendo desenho realista, uso de IA, Eletrônica básica com Arduino, nutrição, dentre outras temáticas. 

Para o coordenador da Mostra, Leonardo Lúcio, os primeiros dias de evento já demonstram a grandiosidade da edição, com a participação efetiva da comunidade externa. "A visitação das escolas da cidade nos trouxe muita satisfação. Esse intercâmbio de conhecimento é o que move a mostra". Essa será a primeira edição do IF na praça que acontece nesta quinta-feira (23) a partir das 16h no Parque do Forró, para que aqueles que não puderam se deslocar até o Campus possam ver amostras dos trabalhos que estão sendo apresentados durante a Mostra de Ciência e Tecnologia. 

IV Semana de Inclusão

Paralelo à Mostra, aconteceram também as atividades da semana da inclusão, com uma sala temática que trabalhou temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista. A sala, conduzida pela Coordenação de Local de Acessibilidade e Inclusão, apresentou o jogo da centopeia que trabalha aspectos socioemocionais e psicomotores. O espaço traz ainda exposição de desenhos de estudantes.