Curso de Cuidadora Infantil transforma e impacta o cotidiano de mulheres
Independência financeira e valorização das discentes são objetivos do Programa Mulheres Mil
O universo do cuidado infantil exige muito mais do que “jeito com criança”, requer profissionalismo e capacitação na área. É por este viés que o curso de Cuidadora Infantil, ofertado pelo programa Mulheres Mil do IFPB, está profissionalizando e capacitando cerca de 40 mulheres das cidades de Santa Luzia e São José do Sabugi.
O curso tem disciplinas que passam da legislação aos primeiros socorros. Ele ajuda a fortalecer o senso de direitos e deveres, promovendo um maior empoderamento pessoal. Para muitas mulheres, essa capacitação é uma chance de mudar de vida, conquistar independência financeira e se sentir mais valorizada na sociedade. É uma verdadeira oportunidade de crescimento e transformação. O IFPB Campus Santa Luzia estudou a necessidade do aprimoramento pessoal de mulheres na área do cuidado infantil na região e investiu no curso que se tornou referência para as alunas.
Para a estudante Letícia Paulo, a iniciativa é muito válida em Santa Luzia e na região e o curso – que está em andamento – já impactou positivamente seu trabalho no dia a dia. Letícia trabalha como conselheira tutelar na cidade e viu no curso a oportunidade de se capacitar em cuidado infantil, área que ela também atua. “Eu já trabalhei com crianças desde o berçário até a pré-adolescência”. No decorrer do curso, ela sentiu que até sua autoestima melhorou. “Sinto que estou com mais segurança e confiança no meu trabalho”. Letícia também visualiza novas oportunidades e aumento na renda. “Sei que o curso nos valorizará enquanto profissionais e abrirá um maior leque de oportunidades. Até como acompanhantes de mães em hospitais nós podemos atuar. E todos esses cuidados nós estamos aprendendo em sala de aula”, acrescentou.
O curso também impactou a vida de Denise Farias da cidade de São José. Denise é mãe de dois filhos e escolheu participar do Programa Mulheres Mil visando mais conhecimento para o cuidado com seu filho mais velho que é autista. “Eu me matriculei na expectativa de que pudesse abrir minha mente para o cuidado de uma criança atípica e também em alguma oportunidade poder cuidar de outras crianças. Sinto que minha comunicação com meus filhos melhorou, além da parte lúdica”, disse.
Para Denise, a expectativa é de que com o curso ela consiga entrar no mercado de trabalho, já que o certificado de cuidadora infantil será um diferencial em seu currículo.
A coordenadora pedagógica do curso, Francinaide Souto, diz que o curso é uma excelente ferramenta de profissionalização para mulheres que já atuam no cuidado de crianças ou para as que estão em situação de vulnerabilidade social. "Ao adquirir uma profissão valorizada e com alta demanda, essas mulheres têm a oportunidade de romper ciclos de pobreza, conquistar independência financeira e construir um futuro mais digno para si e suas famílias", disse.
A aluna Lucilene Barbosa é uma das estudantes que mais teve sua vida transformada após ingressar no curso. Pois, já atua no mercado de trabalho diretamente no cuidado infantil. Ela viu no curso a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e sua vivência diária. Lucilene atua como cuidadora nas escolas municipais de Santa Luzia. “Em sala de aula, todos os dias adquirimos conhecimentos diversos, os quais eu já consigo aplicar com meus alunos. Tivemos um episódio de quase engasgo no meu local de trabalho e, graças à disciplina de primeiros socorros, eu já soube fazer a manobra de desengasgo”.
Como as demais alunas, Lucilene também falou sobre seu empoderamento após iniciar o curso. “Tivemos disciplinas de legislação e agora estou mais ciente dos meus direitos e deveres e isso me causou impacto positivo, são aprendizados que levarei para a vida”, disse.



