Lançado guia para simplificar inscrição em cursos técnicos do IFPB
Ferramenta criada por profissionais da comunicação e gestão quer ampliar o acesso. Inscrições para seleção vão até 06 de outubro
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por estudantes que querem participar das seleções que o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realiza é entender os editais e, assim, poder realizar as inscrições. Pensando nisso, o IFPB lançou uma publicação em Linguagem Simples, com o objetivo de auxiliar candidatos a evitar erros e a garantir a conclusão da inscrição no Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT) 2026.1.
Intitulado "Descomplicando o PSCT - Passo a passo para você estudar no IFPB", o guia é dividido em 14 capítulos com orientações detalhadas e dicas ilustradas para auxiliar o candidato, desde o primeiro acesso até a finalização do processo. O material também inclui avisos sobre prazos e erros comuns. A publicação foi elaborada no formato de perguntas e respostas, trazendo as principais dúvidas dos estudantes. O guia foi pensado, especialmente, para ser lido em smartphones e conta ainda com um glossário com termos que os estudantes irão encontrar no edital.
Acesse aqui o guia "Descomplicando o PSCT - Passo a passo para você estudar no IFPB".
Importante: desabilite o Liquid Mode da Adobe para leitura em PDF, caso seu equipamento tenha essa funcionalidade.
O projeto envolveu a Diretoria de Comunicação e Marketing (DGCOM) e a Diretoria de Educação Profissional, conduzida por Vinicius Batista Campos. Inicialmente, foi lançado um guia com foco em estudantes do ensino fundamental que buscam o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Mas uma segunda versão será desenvolvida para a modalidade subsequente, que é destinada a quem já concluiu o ensino médio.
Conforme a norma ABNT NBR ISO 24495-1, "Linguagem Simples é a comunicação que coloca os leitores em primeiro lugar". Ela considera: o que os leitores querem e precisam saber; o nível de interesse, conhecimento e letramento dos leitores; o contexto em que os leitores utilizarão o documento.
Publicação foi desenvolvida durante dois meses
A diretora de Comunicação e Marketing do IFPB, Mayara Guimarães, explicou que a adoção da Linguagem Simples na instituição segue um movimento na Rede Federal, conduzido pelo Fórum de Comunicadores do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).
“Atualmente, estamos em colaboração com o Fórum de Comunicadores para implementar a Linguagem Simples no IFPB. Diante da antiga demanda dos estudantes, especialmente aqueles com idade entre 13 e 14 anos, identificamos dificuldades na compreensão de textos, com muitos deles buscando auxílio de professores de português no momento de fazer a inscrição”, afirma Mayara Guimarães.
“Então, a gente decidiu começar a implementar a Linguagem Simples pelo edital, para depois adotá-la em outras questões do próprio Instituto Federal. Vários outros institutos já adotaram essa técnica, e a ideia é que a gente vá ampliando aos poucos”, comenta.
Mayara Guimarães acrescentou que o documento foi construído a várias mãos. Houve reuniões presenciais e discussões online, gerando muita troca de informação entre a equipe. “Eu acredito que tenha sido um trabalho muito efetivo e que vai facilitar muito a vida dos estudantes na questão da inscrição e das etapas seguintes do nosso processo ativo dos cursos técnicos relacionados aos cursos integrados”.
A produção de texto do guia "Descomplicando o PSCT - Passo a passo para você ser aluno do IFPB" ficou a cargo das jornalistas Angélica Lúcio e Juliana Gouveia (Campus João Pessoa). Já o projeto gráfico é do programador visual Hugo Fernandes (Campus João Pessoa), presidente da comissão responsável pelo projeto. Lançada em julho passado, a comissão ainda é composta por Thiberio Oliveira do Nascimento, Mayara de Sousa Guimarães Fonseca e Emmanuelle Arnaud Almeida. O servidor técnico-administrativo Kiarelli Otoni também colaborou com o projeto.
Conforme Hugo Fernandes, inicialmente foi levado em consideração o suporte de leitura do guia, visto que grande parte dos estudantes acessam a internet via celular. "Então limitamos o espaço de informação para o que é ideal de leitura em pequenas telas", explica. Assim, toda a diagramação, incluindo a escolha de tipografia, ilustrações e infografia, foi pensada para respeitar esse formato, facilitando a leitura e diminuindo o cansaço visual e a necessidade de zoom. As próximas fases do projeto incluem submeter o material à crítica da comunidade e criar uma versão nativa para a internet, com acessibilidade e recursos de audiodescrição.
PSCT 2026 - As inscrições para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos 2026.1 do Instituto Federal da Paraíba estão abertas até o dia 06 de outubro. São cerca de 4 mil vagas distribuídas em mais de 40 cursos integrados (ensino médio e técnico juntos ) e subsequentes. Para se inscrever basta acessar o Portal do Estudante procurar pelo PSCT e fazer a inscrição totalmente online de forma gratuita inclusive os cursos.
Quer saber mais sobre os cursos ofertados? Acesse também os vídeos
*Texto: Ernani Baracho, com colaboração de Angélica Lúcio


