Campus Picuí comemora 16 anos de existência e abre VIII Feira de Ciências em cerimônia conjunta

Aniversário Campus Picuí.jpg

O evento foi marcado por muita alegria, entusiasmo e belas apresentações culturais

A semana no Campus Picuí começou em clima de celebração, com o aniversário de fundação do campus e uma extensa agenda de atividades que mobilizou toda a comunidade do IFPB e da região. Nesta terça-feira (21), foi realizada a cerimônia de comemoração dos 16 anos de existência do Campus Picuí, juntamente com a abertura da VIII Feira de Ciências do Campus Picuí (FECAP). O evento foi marcado por muita alegria, entusiasmo e belas apresentações culturais.

Após a cerimônia, o público pôde se divertir e se emocionar com as apresentações do Festival de Intérpretes (Festin). Encerrando as festividades, foi servido um coffee break com bolo de aniversário, docinhos e salgados, em um clima de confraternização e gratidão.

O evento teve como objetivo celebrar a trajetória do campus, reconhecer o empenho de todos os que contribuíram para sua consolidação e valorizar a FECAP como espaço de integração, inovação e troca de saberes, consolidando-se como um marco para toda a região. Também foi um momento para reconhecer a parceria de autoridades e instituições que têm apoiado o fortalecimento do Campus Picuí.

Na mesa de honra, representando os prefeitos constitucionais da região, esteve presente a prefeita do Município de Damião, Simone Azevedo, que também é mãe de uma estudante do IFPB. “Tenho muito orgulho de minha filha estudar no Instituto e também de vivenciar o poder transformador que o IFPB exerce por meio da educação”, destacou.

O professor Fernando Costa Fernandes, coordenador da FECAP, afirmou que esta é a maior edição da Feira de Ciências já realizada. “Foram mais de 1.100 inscritos, 197 trabalhos e mais de 60 atividades cadastradas. De fato, temos uma feira inédita, que nos enche de orgulho. Tudo isso é resultado do apoio do CNPq, do Ministério da Ciência e Tecnologia, das prefeituras, dos servidores e, principalmente, dos nossos alunos — protagonistas desta feira, que demonstram criatividade e inovação em cada trabalho apresentado”, ressaltou.

Para o diretor-geral do campus, José Hermano Cavalcanti Filho, este é um momento de celebração e de valorização dos resultados alcançados. “A gente não conseguiria chegar onde chegamos sem a parceria indispensável dos gestores municipais. A instituição é feita por muitas mãos, e esse reconhecimento é fundamental”, afirmou.

A reitora do IFPB, Mary Roberta, também destacou a emoção de participar da celebração e fez um resgate histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil. “Estamos celebrando o aniversário do Campus Picuí e, ao mesmo tempo, lembrando os primeiros passos da educação profissional no país, iniciada em 1909, quando o presidente Nilo Peçanha criou as Escolas de Aprendizes Artífices — origem da nossa Rede Federal. O IFPB é uma dessas instituições centenárias, com 116 anos de história, representado pelo pioneiro Campus João Pessoa. Dentro dessa trajetória, o Campus Picuí se destaca, fundado por um presidente nordestino, cem anos após os primeiros campi da rede”, destacou a reitora.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB