Ouvidoria do IFPB chega ao Campus Pedras de Fogo
Houve conversa com estudantes e servidores e visita às obras da nova sede
A Caravana da Ouvidoria do IFPB esteve nesta segunda-feira (20) no Campus Pedras de Fogo, promovendo um espaço de diálogo e escuta ativa com servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes. A iniciativa integra as ações itinerantes da Ouvidoria, que tem percorrido os campi do interior do estado para fortalecer a cultura do respeito, da transparência e da participação dentro da instituição.
Durante a visita, a equipe da Ouvidoria apresentou o papel do setor como canal de mediação entre a comunidade acadêmica e a gestão institucional, destacando a importância de registrar manifestações, sejam elas elogios, sugestões, reclamações, denúncias ou solicitações.
O primeiro encontro pela manhã com os estudantes teve um tom mais formativo, reforçando valores como empatia, responsabilidade e respeito às diferenças. A atividade buscou estimular o protagonismo estudantil e a compreensão de que o ambiente acadêmico deve ser pautado por relações éticas e acolhedoras.
No período da tarde a conversa foi com os servidores técnico-administrativos e professores que puderam compartilhar experiências e discutir boas práticas no enfrentamento de situações de assédio e discriminação no ambiente educacional.
Durante os encontros foram apresentados a plataforma Fala.BR, sistema integrado de ouvidoria e acesso à informação do Governo Federal, e o Guia Lilás, material elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU) que orienta sobre o enfrentamento ao assédio moral e sexual na administração pública.
A presidente do Comitê para o Monitoramento do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento da Discriminação no IFPB, Rivânia Silva, explicou os tipos de assédio e exemplificou situações que se caracterizam como desrespeito, discriminação ou violência no ambiente escolar, além de ensinar o passo a passo para fazer o registro de uma denúncia no Fala.BR.
“A Ouvidoria é um espaço de confiança e diálogo. Nosso papel é garantir que cada estudante e servidor possa ser ouvido e que suas demandas encontrem o caminho certo dentro da instituição. A escuta é uma ferramenta poderosa” afirmou a Ouvidora Geral Edezilda Sales.
“A presença da Caravana da Ouvidoria reforça que o IFPB é uma instituição que se preocupa com as pessoas. Essa escuta direta fortalece nossos laços e nos ajuda a construir um campus mais acolhedor e participativo”, afirmou o Diretor Geral do Campus Pedras de Fogo, Frederico Pereira.
Visita ao canteiro de obras
A equipe da Ouvidoria também foi ver de perto as obras da sede definitiva do Campus Pedras de Fogo, que será a primeira unidade do IFPB com estrutura pré-fabricada. A visita permitiu acompanhar o andamento da construção que representa um marco importante para o fortalecimento da presença do IFPB na região.
O terreno de 5 hectares foi doado pela prefeitura do município. A obra que conta com recursos de emendas parlamentares compreende um bloco com 12 salas de aula voltados para os cursos técnicos em Informática e em Design de Moda e Modelagem do Vestuário, uma guarita, muro, caixa d’água e um poço artesiano.
“A primeira etapa da obra está 75% concluída, a segunda etapa que já está empenhada será a construção do restaurante estudantil, da biblioteca e do bloco administrativo e a terceira etapa será o ginásio que está em processo de licitação” informou o Diretor do Campus que espera entregar a primeira etapa das obras em março de 2026.
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM







