Estudantes do IFPB Pedras de Fogo levam adaptação nordestina de Shakespeare à Usina Cultural Energisa
Espetáculo será apresentado no dia 17 de julho às 16h em João Pessoa
Um grupo de estudantes do Curso Técnico em Informática do ensino médio integrado do Campus Pedras de Fogo do IFPB está em contagem regressiva para subir ao palco da sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A apresentação será no próximo dia 17 de julho, às 16h, com o espetáculo "Shakespeare nordestino: a mais lamentável comédia, a mais triste estória de Clériston e Josicleia".
A performance integra a programação do Festival Bróduei Nordestina, sendo a segunda participação do grupo em festivais teatrais, e marca mais um passo importante na trajetória artística dos estudantes. Na sua estreia, no dia 28 de maio, o Chamas em Cena brilhou no palco do Teatro Ednaldo do Egypto, no Festival Festeby. Nessa primeiríssima apresentação encantou o público e os avaliadores e teve indicações de melhor atriz, ator revelação, melhor direção e melhor maquiagem, tendo conquistado o prêmio de melhor maquiagem e uma menção honrosa pela brilhante participação.
Ao longo do segundo semestre de 2024, os estudantes participaram de oficinas de expressão corporal com a professora Nikaelle Barros, além de aulas semanais com o premiado diretor, ator e dramaturgo Fábio França. O resultado é uma adaptação que une o clássico shakespeariano ao universo popular do Nordeste. Na peça, o romance de Romeu e Julieta ganha vida no sertão, rebatizado como Clériston e Josicleia, em meio a cenários e costumes regionais, cheios de humor, emoção e crítica social.
A formação do Grupo de teatro Chamas em Cena contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo e de toda a gestão do Campus do IFPB.
Os ingressos para o espetáculo já estão à venda e podem ser adquiridos através do link: https://www.instagram.com/p/DLfSmHix78S/?igsh=aWFqdnNnd3JnNjdr.
O público está convidado a viver uma tarde especial, onde a juventude, a arte e a cultura nordestina se encontram para celebrar a força do teatro.

