Olimpíada Campinense de Matemática é aplicada em Patos no IFPB
O Campus Patos obteve quase 600 inscrições, envolvendo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
A cidade de Patos foi um dos polos de aplicação da 37ª edição da Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), realizada neste sábado, 23 de agosto, das 14h às 18h. As provas aconteceram no campus do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) de Patos, reunindo estudantes de escolas públicas e privadas da cidade e de municípios vizinhos.
A aplicação local foi coordenada pelo professor Wuallison Firmino dos Santos, docente do quadro de Matemática do IFPB Patos, em parceria com o professor Hallyson Gustavo Guedes de Morais Lima, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Neste ano, a OCM contou com quase 600 inscrições de alunos inscritos no polo Patos, envolvendo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em Patos, a adesão foi marcada pela participação de escolas de diferentes regiões, fortalecendo o caráter integrador da competição.
Criada em 1983, a OCM é um projeto de extensão da Unidade Acadêmica de Matemática da UFCG, realizado em parceria com o IFPB, e busca estimular o gosto pela matemática, identificar talentos e preparar estudantes para competições de maior alcance, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
De acordo com a comissão organizadora, três estudantes de cada nível serão selecionados para representar a Paraíba na OBM, sendo o critério de desempate a qualidade da redação das respostas escritas. A divulgação do Gabarito ocorrerá no dia 1 de setembro. Já o resultado será publicado até o dia 31 de outubro e a cerimônia de premiação está prevista para o dia 14 de novembro.
DGCOM IFPB com informações do Campus Patos

