Campus Patos vence edição 2025 da Copa Nordeste de Foguetes

Alunas da equipe Sagan fazem lançamento de foguete.png

Estudantes de Teixeira e Matureia foram campeãs em torneio realizado em Maceió-AL

Com uma ideia na cabeça e uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio em uma garrafa PET, as estudantes Giulia Bianca de Oliveira dos Santos e Sara Bezerra Alves, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Patos, foram campeãs na Copa Nordeste de Foguetes 2025.

A competição de lançamento de foguetes construídos com garrafas PET reuniu jovens talentos em Maceió-AL entre os dias 28 e 29 de junho. O torneio atraiu mais de 90 equipes, de quase todos os estados do Nordeste, e foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, no Campus A.C. Simões. No local,  houve disputas em duas modalidades: nível 3 (foguete de garrafa PET pressurizado com água e ar comprimido) e nível 4 (foguete de garrafa PET pressurizado pela reação entre vinagre e bicarbonato de sódio).

As alunas do IFPB foram campeãs no Nível 4, após fazerem lançamentos de foguetes nos dois dias da competição. Além disso, elas também venceram a competição de patches (emblemas do foguete), assegurando  a gratuidade no torneio. Confira no Instagram o lançamento das estudantes do IFPB durante a competição: Lançamento do primeiro diaLançamento do segundo dia

Aluna do 3° ano do curso de Informática integrado ao ensino médio, Giulia Bianca mora em Teixeira-PB e estuda em Patos. Para ela, que está em sua segunda participação na Copa Nordeste, a experiência em ambas as edições foi muito proveitosa. “É uma experiência de muito aprendizado, em que tivemos a oportunidade de expor nossas ideias e também aprender com outras equipes de diversos estados”, comenta a estudante. “Conseguimos também perceber e valorizar a nossa evolução, visto que ano passado tínhamos ficado como vice-campeões e, dessa vez, conseguimos trazer o ouro para casa”. 

Moradora de Matureia, município paraibano que faz divisa com Teixeira, Sara Alves também cursa o 3° ano do curso de Informática no IFPB e descreveu a experiência de participar da Copa Nordeste de Foguetes como “um misto de emoções. “Quando fizemos nosso patch (emblema) para a competição de patches da Copa, que tinha como prêmio a inscrição gratuita no evento, confesso que, por muitas vezes, achei que não fôssemos ganhar, já que era uma competição de nível nacional. Quando o resultado foi anunciado e vimos que a equipe Sagan tinha sido a campeã, eu, particularmente, senti que iria explodir de alegria”, revela. 

Para Sara, que participou do evento ano passado juntamente com Giulia Bianca, ocasião em que foram vice-campeãs, a edição 2025 proporcionou sensações completamente diferentes. “Os lançamentos foram tranquilos, e eu senti que parecíamos muito mais confiantes e seguras em todas as partes do processo. Conseguimos o troféu de campeãs e, dessa vez, voltamos com medalhas de ouro e muito mais aprendizado para casa. Em todos os aspectos, participar da Copa Nordeste deste ano foi, entre muitas palavras, incrível”.

Integrantes da equipe Sagan, as estudantes Giulia Bianca Santos e Sara Alves também estão concorrendo a uma vaga na Supercopa de Foguetes. O resultado, porém, será divulgado apenas após a divulgação do ranking dos competidores em todas as etapas: Centro-oeste, Sudeste e Nordeste.  As melhores equipes serão convidadas para a Supercopa, evento exclusivo para os melhores grupos do Brasil. 

Conforme o professor de Física Geovane Pessoa, que acompanhou as equipes do IFPB - Campus Patos durante o torneio, a equipe Sagan integra o Geasp, Grupo de Estudos Aeroespaciais do Sertão Paraibano. “O Geasp é um projeto de extensão que realiza oficinas com escolas da região de Patos e serve como uma forma de integralizar disciplinas diversas, como física, matemática e química, com a utilização de equipamentos do Maker e EPIs”, explica Geovane Pessoa, que é coordenador e fundador do Geasp. 

O docente lembra que, no ano passado, o IFPB também foi campeão da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes. O evento ocorre em Barra do Piraí-RJ, e o Instituto já está com equipes classificadas para a edição 2025 nos níveis 4 e 5, que envolve foguetes de propelente sólido. Conforme Geovane Passos, estudantes do curso de Engenharia Civil desenvolveram todo o projeto dos foguetes no Laboratório Maker do IFPB - Campus Patos, mas ainda estão angariando recursos para poder participar da competição, que é considerada a mais importante do país.

O que é um foguete PET? 

Um foguete de garrafa PET é um modelo educacional simples de foguete que utiliza uma garrafa (PET) como corpo principal. Ele voa sendo pressurizado com água e ar ou pela reação do vinagre e bicarbonato, para gerar um empuxo e fazer o foguete decolar. Para isso acontecer, o foguete deve estar travado numa base de lançamento muito bem fixa no chão. Os lançamentos são feitos para frente, de forma oblíqua numa região ampla, e livre de casas, carros e pessoas. Um foguete de garrafa PET pode atingir mais de 200km/h no momento da saída.