Competição Cariri IDEATHON 2025 mobiliza estudantes consolidando a parceria entre o IFPB e o HUB Novo Cariri
Evento foi realizado nos dias 11 e 12 de dezembro como ação de tração do Hub Novo Cariri, com apoio do Sebrae Monteiro
Nos dias 11 e 12 de dezembro o Campus Monteiro sediou a competição de ideias inovadoras Cariri Ideathon 2025.
Realizado como uma das primeiras ações de tracionamento para conexão do ecossistema local de inovação do território, o Hub Novo Cariri, o evento contou com a participação de 05 equipes inscritas, contemplando 18 estudantes do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Na manhã do primeiro dia da competição, os estudantes foram imersos em uma demanda real, selecionada pelo Hub Novo Cariri, a partir de um depoimento da prefeita do Congo, Flávia Sousa. A problemática abordava a preocupação em promover o comércio de produtos e serviços locais, sendo característicos ou não, a partir do engajamento e da facilidade de acesso à informações sobre produtos e serviços da localidade pela população do município e por turistas.
Ainda no primeiro dia da competição, na parte da tarde, as equipes competidoras participaram de oficinas sobre modelagem de negócios inovadores, storytelling e pitch deck, com a consultora Priscilla Araújo, do Sebrae Paraíba. Ainda sobre o pitch deck, os estudantes do curso Danilo Caboclo e Gustavo Santos compartilharam dicas, adquiridas na jornada de sua startup, a Lactiz.
As equipes receberam também sessões de mentorias curtas com a consultora Priscilla (em modelagem e apresentação de negócios inovadores) e também com Prof. Giuseppe Lima (em TICs e UX), do IFPB. O professor e a consultora do Sebrae Patrícia Barros lideraram a condução do evento, em que ambos integram o grupo de tração do Hub Novo Cariri.
No segundo dia, no período da tarde, as equipes apresentaram as suas ideias no miniauditório do campus, em sessões de pitch deck analisadas por banca avaliadora super especial, composta pela Agência de Inovação NEO IFPB (Prof. Valdecir Moreno), do CDSA/UFCG Campus Sumé (Prof. José Irivaldo), da prefeita do Congo (Flávia Sousa) e do consultor do Sebrae Monteiro (Ayron Santos).
A gerente regional do Sebrae Monteiro, Madalena Arruda, acompanhou toda a fase de apresentação das ideias das equipes e fez questão de registrar: “Essa competição foi uma ação inovadora e essencial para mostrar na prática as conexões e soluções que o Hub Novo Cariri pode impulsionar. Foi uma oportunidade de juntarmos a academia com as outras hélices (empreendedores, governo e demais organizações) nas soluções de problemas reais para sociedade. Nós do Sebrae e do hub agradecemos ao IFPB pela realização do evento e que venham mais edições”.
Na cerimônia de encerramento e premiação, o Prof. Giuseppe lembrou da intenção do hackaton, além de ser uma competição, de proporcionar uma capacitação vivenciada sobre colaboração e sobre meios para a geração e modelagem de ideias que podem se tornar empreendimentos tecnológicos inovadores, utilizáveis e sustentáveis: “Quem sabe mais uma startup convincente com estudantes do curso de ADS possa surgir dessa experiência? Temos o ecossistema do IFPB de inovação, o Hub Novo Cariri e o Sebrae para ajudar a acelerar qualquer boa ideia que imaginarem”, lembrou o professor.
Numa grande festa, a cerimônia de premiação contou com troféus e medalhas para os 03 primeiros colocados, fabricadas no espaço maker do campus, o Umbumaker. Todos vão realizar uma viagem para o Porto Digital do Recife, promovida pelo Sebrae Monteiro, em 2026. A equipe vencedora receberá R$ 400,00, igualmente divididos entre seus membros, conforme o edital da competição.
Segue o resultado final das equipes competidoras (resultado completo neste link <>):
1º LUGAR
Equipe “Máquina Quente”
Marcos Antônio de Farias Costa
Vinicius de Almeida Clemente
2º LUGAR
Equipe “CoreTech Labs”
Bruno Jordão das Neves Moura
João Emmanuel Gomes
Diogo Marcelo da Silva Viana
Clebson David Santos Barbosa
3º LUGAR
Equipe “JBAL Team”
João Arthur Oliveira Sousa
Brunno Felipe Bezerra
Arthur Henrique Antão Pires
Lucas Emanuel Alves da Silva
4º LUGAR
Equipe “InovaTech”
Caio da Silva Alves
Eriky Lima Santos
Mateus Rodrigues Lima
Elisa de Fátima Ranikelly Sousa Araújo
5º LUGAR
Equipe “BugBusters”
Marllon Anisio Martins Camelo
Jefferson Mangueira Izaquiel
Carlos Henrique Alexandre Queiroz
Rharhuandrew Alex Souza



