Grupo de Tração do Ecossistema Local de Inovação do cariri paraibano se reúne no campus Monteiro

IMG-20251024-WA0034.jpg

Instituição foi anfitrião da interação do mês de outubro do grupo de tração do ELI Cariri

No dia 24 de outubro, o Miniauditório do IFPB campus Monteiro foi o local de trabalho para o desenvolvimento das atividades de tracionamento do Ecossistema Local de Inovação do Cariri (ELI-Cariri), rodada de outubro.

Por meio da regional de Monteiro do SEBRAE Paraíba, a iniciativa abrange o “Projeto Rota 230 da Inovação Paraibana”, que utiliza a metodologia ModELI (Modelagem e Implementação de Núcleos para o Desenvolvimento dos Ecossistemas Locais de Inovação), aplicada pelos consultores especialistas Marcos Suassuna e Aline Oliveira.

Os diversos atores do grupo de tração dos segmentos de academia (.edu), empreendedorismo (.com), governos (.gov) e organizações não governamentais (.org) refletiram sobre os esforços para alcance dos objetivos de

implementação e consolidação do núcleo, que envolvem iniciativas de capacitação, conexão e comunicação, visando o impulsionamento do empreendedorismo inovador no Cariri.  

Do Campus Monteiro, integram o núcleo de tração o diretor geral, Prof. Abimael Silva e também os professores Giuseppe Lima (coordenador de pesquisa e inovação) e Dellany Souza (empreendedorismo). 

O Prof. Giuseppe Lima, que recepcionou o grupo, enfatizou a importante troca que a instituição tem recebido nesse processo de conhecimento e de conexão. Segundo ele, a iniciativa oportuniza mais governança e capacidade em empreendedorismo inovador, visto que uma rede de oportunidades, demandas e facilitadores se desenvolve

mais integradamente. O professor destacou que o grupo já proporcionou conexões que resultaram em projetos instanciados, como um projeto de extensão no segmento de turismo e um evento de ideias (hackaton), a ser realizado ainda neste ano no campus: “O IFPB possui um ecossistema de inovação que está em constante aprimoramento e é uma maravilhosa oportunidade de ampliar nossa integração com o território do Cariri Paraibano. Esse hub de inovação aglutina atores relevantes e comprometidos com o desenvolvimento empresarial e tecnológico da região. A ideia é promover a geração de oportunidades de negócios inovadores pelo desenvolvimento do Cariri”, conluiu. 

Madalena Arruda, gerente de negócios do SEBRAE em Monteiro, também comentou sobre os impactos do ELI Cariri e a relação com a nossa instituição: “Essa parceria entre o IFPB e o ELI é estratégica para transformar conhecimento em soluções concretas para o desenvolvimento do Cariri Paraibano. Essa troca (com a instituição) nos conecta com o ensino, pesquisa e empreendedorismo, fortalecendo nossas capacidades técnicas e impulsionamento de pequenas empresas do nosso território. Essa cooperação acelera a transferência de tecnologia, estimula a cultura maker e inclusiva, e com certeza resulta, cada vez mais, numa excelente preparação de jovens e trabalhadores para os desafios do mercado da nossa região”, finalizou.