Ecossistema Local de Inovação do cariri paraibano é lançado em Monteiro
IFPB marca presença no evento realizado pelo SEBRAE
No último dia 10 de junho, a regional de Monteiro do SEBRAE Paraíba realizou o evento de lançamento do Ecossistema Local de Inovação do Cariri (ELI-Cariri). Essa iniciativa é mais um marco na consolidação do “Projeto Rota 230 da Inovação Paraibana”, em que o SEBRAE busca fomentar a criação de núcleos de desenvolvimento de ecossistemas locais de inovação, utilizando a metodologia ModELI (Modelagem e Implementação de Núcleos para o Desenvolvimento dos Ecossistemas Locais de Inovação).
O projeto é um esforço para desenvolver a inovação em nível regional, impulsionando o crescimento econômico-
social de territórios e seus ecossistemas, com foco em arranjos locais, produtos, serviços e processos, incluindo sustentabilidade e tecnologia. Os consultores Marcos Suassuna e Aline Oliveira apresentaram o estado, vocações e desafios para consolidação da inovação no contexto do cariri. Segundo os mesmos, a ideia é integrar as hélices de academia (.edu), empreendedorismo (.com), governos (.gov) e organizações não governamentais (.org), em que esses agentes possam avaliar e determinar como impulsionar as vertentes locais, que abrangem ambientes de inovação, programas e ações, ICTI, políticas públicas, capital/financiamento e governança em inovação.
Na presença do Diretor-Superintendente do SEBRAE Paraíba, Luiz Amorim, a gerente de negócios regional do SEBRAE em Monteiro, Madalena Arruda, reforçou a importância de se ter todos esses agentes conectados na consolidação do ELI-Cariri, o qual se agrega a outros ecossistemas locais criados no estado, como o Caatinga Valley, o Dino Valley, o ELI-Patos, o E.Inov.CG, o Brejo Tech e o Farol Digital.
A startup “Lactiz”, exemplo no cariri, marcou presença em um dos painéis do evento, que foi criada pelos estudantes Danilo Caboclo e Gustavo Ferreira, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB campus Monteiro. Eles destacaram como o curso de graduação tecnológica, as experiências de prospecção na caprinocultura leiteira da região em projetos de extensão tecnológica, assim como o espaço de prototipação Umbumaker, os motivaram na jornada de criar a startup, a partir de um produto que trouxesse mais facilidade e transparência na aferição da qualidade do leite para produtores e beneficiadoras. Os discentes reiteraram também a contribuição de competições de inovação na jornada deles, como a Huawei ICT Competition do IFPB e também o apoio do edital Startup Nordeste do SEBRAE, em que obtiveram financiamento e apoio técnico para implementar o negócio no momento.
A convite do SEBRAE, também marcaram presença no evento o coordenador de pesquisa e inovação e docente que orientou os estudantes, o Prof. Giuseppe Lima, assim como o Diretor-Geral do campus Monteiro, Prof. Abimael Silva. “Ficamos muitos contentes com o lançamento do ELI-Cariri, de ver exemplos compartilhados no evento, de ver o nosso campus representado, o Umbumaker, entre outras iniciativas e de conhecer outros atores impulsionadores da inovação em nossa região. Agora é amadurecer, ampliar e promover essa integração, conectando novos parceiros e ideias, em que a expertise do IFPB tem muito a contribuir nesse processo”, finalizou.



