Equipe do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas obtém 2º lugar na etapa final do IFPB ICT Competition
Evento fez parte do processo de seleção de competidores do IFPB na Huawei ICT Competition 2025
Uma equipe de estudantes do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas se habilitou para a etapa final da seleção do IFPB ICT Competition, na Trilha de Inovação (Innovation Track), considerando o processo seletivo do IFPB de equipes para a Huawei ICT Competition 2024-2025, por meio do Edital Nº 07/2024, lançado pelo Polo de Inovação do IFPB, em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG).
Compuseram a equipe os estudantes Danilo Caboclo Tenorio da Silva, Clebson David Santos Barbosa e Gustavo Ferreira dos Santos, que se habilitaram na primeira fase da competição e participaram da final realizada presencialmente em 08/10/2024, no IFPB Campus Campina Grande.
O estudante Danilo, enfatizou que o desenvolvimento da ideia na competição passou pela escolha da equipe em propor algo que pudesse trazer mais tecnologia e qualidade na produção familiar de caprinocultura leiteira: “A nossa equipe, Lactiz, se inscreveu na competição com a orientação do Prof. Giuseppe Lima e, ao longo de sua primeira etapa remota, recebemos várias capacitações e dicas da equipe de apoio da competição também, em que amadurecemos e validamos a mesma. Deu certo e estamos muito contentes com a conquista do 2º lugar na competição da trilha de inovação”. O estudante Clebson também registrou que a ideia se inspirou numa das principais atividades econômicas de Monteiro e região, que é a caprinocultura leiteira. Já o estudante Gustavo, lembrou do desafio de descobrir como se poderia aplicar tecnologia embarcada e de desenvolvimento de software, ao longo da propositura do produto idealizado pela equipe.
Eles também inscreveram a mesma ideia no Programa Startup Nordeste do SEBRAE Paraíba (https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupnordestepb), em que foram aprovados na lista preliminar. Nesse programa os projetos que passarem da fase de pré-aceleração serão submetidos a uma segunda fase de seleção, ficando os 80 (oitenta) melhor avaliados. Na terceira etapa de seleção, os 60 projetos e startups seguirão com capacitações, mentorias de especialistas e receberão a Bolsa Sócio Empreendedor - no valor mensal de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) pelo período de 6 (seis) meses. A equipe Lacttiz reiterou que estão bastante otimistas em prosseguir e consolidar a ideia, considerando a participação nessas competições e programas de inovação e startups.
O Prof. Giuseppe Lima destacou que partiu dos próprios estudantes o interesse em participar dessas competições: “É muito importante nesse processo de adentrar no mundo da inovação e das startups que os envolvidos realmente sintam empatia pelo problema para que haja real engajamento em desenvolver soluções. É muito gratificante ver quando eles topam, persistem e acreditam, alinhando o seu conhecimento de mundo com outros que adquiriram no curso, ou, em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”.
Ao retornarem da competição, o diretor geral do Campus Monteiro, Prof. Abimael Silva, parabenizou a equipe: “a comunidade do IFPB Campus Monteiro está muito feliz com o resultado alcançado e parabeniza os estudantes premiados e os professores que deram todo o suporte para que esse resultado fosse possível. Continuaremos apoiando nossos estudantes e professores e investindo cada vez mais para que possamos buscar resultados ainda melhores”.

