Graduação

O IFPB, campus Monteiro, oferece cursos tecnológicos nas áres de Analise e Desenvolvimento de Software e Construção de Edifícios, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática. Ofertando educação profissional, tecnológica e humanística.

Os curso ofertados no campus Monteiro, são:

 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Perfil profissional: Analisa, projeta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Avalia, seleciona, especifica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Coordena equipes de produção de softwares. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Perfil profissional: Gerencia, planeja e executa obras de edifícios. Fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de obras de edifícios. Elabora orçamento e planejamento de obras. Gerencia resíduos de obras. Projeta estruturas em concreto armado. Gerencia aspectos relacionados à segurança, otimização de recursos, respeito ao meio ambiente e manutenção de edificações. Executa desenhos técnicos. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM  ENGENHARIA CIVIL

O Engenheiro Civil, de acordo com as DCN do curso (Brasil, 2019a), deve ser um profissional com relevante formação técnica, visão holística e humanista, crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético. 

A atuação do Engenheiro Civil pode se dar nas seguintes áreas:

a) em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos - sejam eles bens ou serviços;

b) em todo o ciclo de vida e contexto de empreendimentos, inclusive na sua gestão e manutenção;

c) na formação e atualização de futuros engenheiros e profissionais envolvidos em projetos e empreendimentos.

Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.