IFPB certifica nova turma do Curso Técnico em Cuidados de Idosos
Profissionais foram capacitados pelo Campus Avançado João Pessoa-Zona Sul
O Instituto Federal da Paraíba por meio do Campus Avançado João Pessoa – Zona Sul, certificou 12 novos profissionais do Curso Técnico subsequente em Cuidados de Idosos, em solenidade realizada na Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Esta é a 17ª turma a concluir o curso, que vem sendo ofertado pela instituição desde 2016.
Ao longo de quase uma década, o curso tem desempenhado um papel estratégico na formação de profissionais qualificados para atuar no cuidado e na promoção da qualidade de vida da população idosa.
A certificação dos concluintes reafirma o compromisso do IFPB com a educação profissional alinhada às demandas sociais contemporâneas, especialmente diante do acelerado processo de envelhecimento da população brasileira.
A mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, que representou a Reitora do IFPB, Mary Roberta, pela professora Dione Marques, que representou a Diretora-Geral do Campus, Cecília Oliveira e pela Coordenadora do Curso em Cuidados em Idosos, Zoraida Arruda.
A solenidade foi realizada na noite da última sexta-feira (19) com a presença de familiares e amigos dos concluintes. A turma do período 2025.2 teve como madrinha a professora Lucilla Carneiro Gomes que enalteceu o empenho dos formandos e o juramento foi feito pela concluinte Martha Lygia da Sílvia.
A oradora da turma Karina Soares lembrou em seu discurso momentos compartilhados com os colegas e professores ao longo dos dois anos do curso. “Cada professor deixou ensinamentos importantes que fortaleceram a nossa trajetória, encerramos este ciclo com o coração cheio de gratidão” disse.
A Coordenadora do Curso, Zoraida Arruda, contextualizou a história da implantação do Campus, os momentos de dificuldades e a alegria pela conquista da nova sede da unidade que será construída no bairro dos Bancários. “Todos vocês são vencedores que vão contribuir na qualidade de vida de pessoas idosas que carregam uma história de vida riquíssima” disse.
Dados demográficos indicam que o número de idosos cresce de forma contínua no país, ampliando a necessidade de profissionais capacitados para atuar em diferentes contextos de cuidado, como domicílios, instituições de longa permanência, unidades de saúde e projetos sociais, lembrou a professora Diona Marques. Nesse cenário, o Curso Técnico em Cuidados de Idosos se consolida como uma formação essencial, ao unir conhecimentos técnicos, éticos e humanizados voltados à atenção integral à pessoa idosa.
”Eu faço um balanço bastante positivo do curso, todos nós estamos saindo com uma bagagem de conhecimentos muito boa, tivemos várias disciplinas que nos capacitaram para o mercado de trabalho” disse a formanda Ivânia Cardoso da Costa. O formando Adilson Santos destacou a importância do curso para o cuidado com o envelhecimento e a necessidade cada vez mais de profissionais qualificados.
O Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, lembrou da trajetória da Coordenadora Zoraida Arruda, que já foi Diretora Geral e atuou fortemente para a implantação do curso e conquista da nova sede que será erguida. “Em nenhum momento Zoraida deixou de acreditar e de lutar que poderia chegar aqui a 17ª turma concluinte”. O gestor desejou sucesso aos formandos e destacou a expectativa de que a atuação profissional deles contribua para a qualificação da assistência à pessoa idosa, promovendo mais dignidade, autonomia e bem-estar.
Além de sua relevância social, o Curso Técnico em Cuidados de Idosos possui um caráter singular dentro da instituição. Ele é o único curso da área da saúde oferecido pelo IFPB, o que reforça sua importância no portfólio de formação da Rede Federal na Paraíba.
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM









