Campus Zona Sul (Mangabeira) promove VI Semana da Saúde do Idoso

Semana da Saúde do Idoso Mangabeira.jpg

O evento teve início nesta quarta-feira (29) e vai até o dia 31 de outubro

O IFPB – Campus João Pessoa Zona Sul iniciou, nesta quarta-feira (29), a VI Semana de Saúde do Idoso, no Centro Cultural de Mangabeira. As atividades seguem até o dia 31 de outubro. A abertura contou com uma apresentação cultural e uma palestra intitulada “Envelhecer com dignidade”, ministrada pelo padre e psicólogo Paulo Cordeiro.

Com bom humor, o padre Paulo Cordeiro abordou o tema da aprendizagem nas diferentes etapas da vida e prendeu plenamente a atenção do público presente.

A representante da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Cidadania (SEDHUC) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Benicleide Silvestre, destacou a importância da parceria na promoção de benefícios à população. “Quando nós nos juntamos, algo melhor acontece para quem precisa. São diversos cursos realizados em parceria. Por isso, lutamos para que mais centros de assistência ao idoso sejam abertos na cidade, a fim de proporcionar um envelhecer com inclusão”, comentou.

A coordenadora do Curso Cuidados de Idosos, Zoraida Arruda, destacou o crescimento do evento ao longo dos anos em que ele vem sendo realizado. “Começou como um projeto de extensão e hoje envolve toda a equipe do Campus, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e as pessoas idosas que participam do evento. As pessoas idosas têm o direito de ser respeitadas e incluídas com respeito e dignidade”, ressaltou.

A diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus, Dione Marques, falou sobre o papel do Campus Zona Sul na oferta de cursos voltados à área da saúde e destacou o protagonismo dos estudantes do Curso Cuidados de Idosos na promoção do evento.

Tereza Neves destacou a alegria dos idosos ao participarem da Semana do Idoso. “Fazemos esse evento com o intuito de proporcionar a todos os idosos um momento de aprendizado, de descontração, de fala e de convivência”, disse.

A pró-reitora de Extensão, Maria José Batista Bezerra de Melo (Josi), representando na ocasião a reitora do IFPB, Mary Roberta, parabenizou a ação do Campus na VI Semana do Idoso e agradeceu à Prefeitura de João Pessoa pela parceria na realização do evento.

Programação da Semana de Saúde do Idoso

A Semana de Saúde do Idoso segue até sexta-feira, 31 de outubro, com atividades distribuídas da seguinte forma:

Quinta-feira, 30 de outubro

Centro Cultural de Mangabeira

  • 14h00 – Ginástica para a Terceira Idade
  • 15h30 – Estimulando a Saúde Física e Mental na Velhice
  • 15h30 – Oficina de Artesanato


IFPB – Campus Zona Sul (Mangabeira)

  • 19h00 Minicursos (20 vagas cada)


Sexta-feira, 31 de outubro

Praça da Paz – das 15h às 18h

  • Tenda da Saúde
  • Tenda da Beleza
  • Tenda da Nutrição
  • VacinaçãoPAPPI – Programa de Atenção à Pessoa Idosa
  • Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa
  • Apresentação de Grupos de Idosos
  • Aulão de Ginástica para a Terceira Idade
  • Encerramento do evento

Iris Souto Maior - jornalista do IFPPB