Estudantes do Curso Técnico em Cuidados de Idosos participam de Simpósio Internacional

Apresentação em Simpósio Internacional.jpeg

O trabalho foi apresentado por alunos bolsistas do projeto de pesquisa "Interconecta: uma experiência vivenciada no curso Técnico em Cuidados de Idosos"

Estudantes do Curso Técnico em Cuidados de Idosos do IFPB Campus Mangabeira participaram do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, realizado nos dias 12 e 14 de maio.

O trabalho foi apresentado por alunos bolsistas do projeto de pesquisa "Interconecta: uma experiência vivenciada no curso Técnico em Cuidados de Idosos", sob orientação do professor Wallison Santos. A apresentação destacou as contribuições do projeto para a formação dos estudantes, a aproximação com o campo de prática, o cuidado individualizado, a promoção do conhecimento e o incentivo a debates na área da saúde.

O evento se configurou como um espaço de reflexão, diálogo e inovação na pesquisa e formação para a educação básica, com ênfase no desenvolvimento de competências socioemocionais desde a infância. Seu propósito é fomentar a interculturalidade no ensino, promovendo trocas de saberes e experiências que fortaleçam uma prática pedagógica criativa, inclusiva e transformadora.

Reunindo pesquisadores, educadores e demais agentes da educação, o simpósio atuou como uma arena dialógica para a disseminação de evidências científicas nacionais e internacionais. A proposta foi ampliar as perspectivas sobre a práxis pedagógica, alinhando-a às necessidades contemporâneas e às demandas emergentes da sociedade.

O professor Wallison Santos destacou o papel da Chamada Interconecta no incentivo à pesquisa.  “Participar do evento junto com os alunos bolsistas me fez perceber e refletir sobre a importância do fomento à pesquisa por meio da chamada Interconecta, especialmente por se tratar de alunos do curso técnico, que em sua maioria não têm sequer a oportunidade de vivenciar a participação em um evento internacional e exercer seu direito de voz, por meio da apresentação de trabalhos, como foi o caso dos nossos alunos. É muito gratificante ser um agente ativo nesse processo de formação e amadurecimento profissional.”

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB