Ensino Superior

PORTAL DO ESTUDANTE

1. Esqueci minha senha do Portal do Estudante e não consigo redefinir. Com quem devo falar?

A troca de senha deve ser feita pelo link “Criar ou recuperar senha” no Portal do Estudante. Um link de recuperação será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição.
Por isso, é importante verificar qual e-mail foi usado no cadastro.
Se você não tiver mais acesso a esse e-mail, solicite a troca do e-mail pelos seguintes contatos:

Na mensagem, informe:

  • Nome completo

  • CPF

  • Novo e-mail para cadastro

TRANSFERÊNCIA

1. Como faço para me transferir de outra instituição para o IFPB?

Existem duas formas:

  • Transferência Externa: por meio de edital do Processo Seletivo Especial, que é publicado a cada semestre pela Pró-Reitoria de Educação (PRE). A seleção é feita com base no Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE).

  • Transferência ex officio: ocorre em situações específicas, previstas em legislação federal.

2. Como faço para me transferir do IFPB para outra instituição?

O estudante deve, primeiro, procurar a instituição para a qual deseja se transferir e verificar quais documentos são exigidos. Depois disso, deve entrar em contato com:

Departamento de Ensino Superior, pelo e-mail: des.jp@ifpb.edu.br
Coordenação de Controle Acadêmico (CCA), pelo e-mail: cca.jp@ifpb.edu.br

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

1. Como solicitar aproveitamento de disciplinas na graduação?

O pedido é feito online, pelo SUAP, no ambiente do aluno, na aba: “Solicitações de Aproveitamento de Estudos”. O prazo para solicitação está definido no Calendário Acadêmico do campus.

REINGRESSO

1. Como faço para retornar ao curso se só falta o estágio ou o TCC?

Estudantes que perderam o vínculo há até 5 anos e que precisam apenas concluir o TCC ou o estágio podem solicitar o reingresso a qualquer momento, conforme legislação institucional.

O pedido deve ser feito pelo SUAP, por meio da abertura de um Processo Eletrônico. Caminho: Administração > Processos Eletrônicos > Requerimentos.

Caso o estudante não tenha acesso ao SUAP, poderá fazer a solicitação presencialmente na Secretaria Central do Campus. Também é necessário anexar uma Declaração de Aceite do Professor Orientador.

ESTÁGIO

1. Como acesso a documentação para realizar meu estágio?

O atendimento acontece de forma online e presencial, das 8h às 18h.

Você pode:

  • Entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-1339 / 1338

2. Como retomar o curso se só falta o estágio?

O prazo para conclusão do estágio está definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O estudante pode ter um prazo adicional de até 50% do tempo total previsto para finalização. Se o prazo já tiver sido ultrapassado, é possível solicitar a prorrogação do prazo por meio de processo encaminhado ao colegiado do curso. Em caso de dúvida, procure a coordenação do seu curso.

SOLICITAÇÃO DE NADA CONSTA

1. Como faço para solicitar o “nada consta” para emitir o meu certificado de conclusão?

As declarações de nada consta devem ser solicitadas aos setores Financeiro, Biblioteca Nilo Peçanha e Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP), através dos seguintes e-mails:

- Financeiro
- Biblioteca
- Assistência Estudantil

DIPLOMAS E COLAÇÃO DE GRAU

1. Como sei se estou apto(a) para colar grau?

Você estará apto(a) quando tiver concluído todos os requisitos do curso, como:

  • Todas as disciplinas obrigatórias
  • Atividades complementares
  • TCC
  • Estágio
  • ENADE (quando exigido)

Em caso de dúvida, procure a coordenação do seu curso para verificar se há pendências.

2. Como solicitar a colação de grau e o diploma?

A solicitação é feita pelo SUAP, no ambiente do aluno. Caminho: Administração > Processos Eletrônicos > Requerimentos > Adicionar requerimento

Atenção ao prazo, que é definido a cada período letivo.

Documentos obrigatórios (em PDF e legíveis):

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Documento de identidade (RG)
  • CPF (se não estiver no RG)
  • Título de eleitor
  • Certidão de quitação eleitoral
  • Coprovante de quitação militar (para homens maiores de 18 anos)
  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • Histórico escolar do ensino médio

Também é necessário anexar:

  • Declaração de responsabilidade pela autenticidade da documentação, conforme a Resolução AR 51/2022.
  • Declarações de Nada Consta do:

  • Nada Consta da Biblioteca
  • Nada Consta do Orçamento e Finanças
  • Nada Consta da Assistência Estudantil
  • Após a abertura do processo:

    1. Ele será analisado pela coordenação do curso.
    2. Em seguida, pelo Controle Acadêmico.

    Estando tudo certo, o estudante será incluído automaticamente na próxima colação de grau. O Núcleo de Cerimonial entrará em contato com as orientações

    Após a colação, o Certificado de Conclusão do Curso será disponibilizado em até 72 horas, no próprio processo. O diploma definitivo será emitido posteriormente.

    3. Como solicitar a segunda via do diploma?

    O pedido deve ser feito online, pelo SUAP, por meio de Processo Eletrônico. Quem não tiver acesso ao SUAP deve procurar a Secretaria Central do campus.

    • Diplomas a partir de 2010: anexar apenas certidão de nascimento ou casamento + RG.
    • Diplomas anteriores a 2010: é necessária documentação completa.

    Em caso de dúvidas, em contato com a CCA pelo e-mail: cca.jp@ifpb.edu.br

    4. Quanto tempo demora para o diploma ficar pronto e onde recebo?

    Se não houver pendências, o diploma é emitido pela CCA em até 60 dias. Depois, passa por auditoria da Reitoria, também em até 60 dias

    Após a homologação, o diploma digital é enviado por e-mail ao estudante.

    O andamento do processo pode ser acompanhado no SUAP. Caminho: Administração > Processos Eletrônicos > Processos.