Ensino Superior
PORTAL DO ESTUDANTE
1. Esqueci minha senha do Portal do Estudante e não consigo redefinir. Com quem devo falar?
A troca de senha deve ser feita pelo link “Criar ou recuperar senha” no Portal do Estudante. Um link de recuperação será enviado para o e-mail cadastrado na inscrição.
Por isso, é importante verificar qual e-mail foi usado no cadastro.
Se você não tiver mais acesso a esse e-mail, solicite a troca do e-mail pelos seguintes contatos:
- COMPEC: compec@ifpb.edu.br
- Secretaria Central (SEC): 98178.4973 (Whatsapp)
Na mensagem, informe:
Nome completo
CPF
Novo e-mail para cadastro
TRANSFERÊNCIA
1. Como faço para me transferir de outra instituição para o IFPB?
Existem duas formas:
- Transferência Externa: por meio de edital do Processo Seletivo Especial, que é publicado a cada semestre pela Pró-Reitoria de Educação (PRE). A seleção é feita com base no Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE).
- Transferência ex officio: ocorre em situações específicas, previstas em legislação federal.
2. Como faço para me transferir do IFPB para outra instituição?
O estudante deve, primeiro, procurar a instituição para a qual deseja se transferir e verificar quais documentos são exigidos. Depois disso, deve entrar em contato com:
Departamento de Ensino Superior, pelo e-mail: des.jp@ifpb.edu.br
Coordenação de Controle Acadêmico (CCA), pelo e-mail: cca.jp@ifpb.edu.br
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS
1. Como solicitar aproveitamento de disciplinas na graduação?
O pedido é feito online, pelo SUAP, no ambiente do aluno, na aba: “Solicitações de Aproveitamento de Estudos”. O prazo para solicitação está definido no Calendário Acadêmico do campus.
REINGRESSO
1. Como faço para retornar ao curso se só falta o estágio ou o TCC?
Estudantes que perderam o vínculo há até 5 anos e que precisam apenas concluir o TCC ou o estágio podem solicitar o reingresso a qualquer momento, conforme legislação institucional.
O pedido deve ser feito pelo SUAP, por meio da abertura de um Processo Eletrônico. Caminho: Administração > Processos Eletrônicos > Requerimentos.
Caso o estudante não tenha acesso ao SUAP, poderá fazer a solicitação presencialmente na Secretaria Central do Campus. Também é necessário anexar uma Declaração de Aceite do Professor Orientador.
ESTÁGIO
1. Como acesso a documentação para realizar meu estágio?
O atendimento acontece de forma online e presencial, das 8h às 18h.
Você pode:
- Acessar a página Estágio no Portal do IFPB, clicando aqui.
- Entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-1339 / 1338
- Enviar e-mail: coejp@ifpb.edu.br
2. Como retomar o curso se só falta o estágio?
O prazo para conclusão do estágio está definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O estudante pode ter um prazo adicional de até 50% do tempo total previsto para finalização. Se o prazo já tiver sido ultrapassado, é possível solicitar a prorrogação do prazo por meio de processo encaminhado ao colegiado do curso. Em caso de dúvida, procure a coordenação do seu curso.
SOLICITAÇÃO DE NADA CONSTA
1. Como faço para solicitar o “nada consta” para emitir o meu certificado de conclusão?
As declarações de nada consta devem ser solicitadas aos setores Financeiro, Biblioteca Nilo Peçanha e Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP), através dos seguintes e-mails:
- Financeiro
- Biblioteca
- Assistência Estudantil
DIPLOMAS E COLAÇÃO DE GRAU
1. Como sei se estou apto(a) para colar grau?
Você estará apto(a) quando tiver concluído todos os requisitos do curso, como:
- Todas as disciplinas obrigatórias
- Atividades complementares
- TCC
- Estágio
- ENADE (quando exigido)
Em caso de dúvida, procure a coordenação do seu curso para verificar se há pendências.
2. Como solicitar a colação de grau e o diploma?
A solicitação é feita pelo SUAP, no ambiente do aluno. Caminho: Administração > Processos Eletrônicos > Requerimentos > Adicionar requerimento
Atenção ao prazo, que é definido a cada período letivo.
Documentos obrigatórios (em PDF e legíveis):
- Certidão de nascimento ou casamento
- Documento de identidade (RG)
- CPF (se não estiver no RG)
- Título de eleitor
- Certidão de quitação eleitoral
- Coprovante de quitação militar (para homens maiores de 18 anos)
- Certificado de conclusão do ensino médio
- Histórico escolar do ensino médio
Também é necessário anexar:
- Declaração de responsabilidade pela autenticidade da documentação, conforme a Resolução AR 51/2022.
- Declarações de Nada Consta do:
Após a abertura do processo:
- Ele será analisado pela coordenação do curso.
- Em seguida, pelo Controle Acadêmico.
Estando tudo certo, o estudante será incluído automaticamente na próxima colação de grau. O Núcleo de Cerimonial entrará em contato com as orientações
Após a colação, o Certificado de Conclusão do Curso será disponibilizado em até 72 horas, no próprio processo. O diploma definitivo será emitido posteriormente.
3. Como solicitar a segunda via do diploma?
O pedido deve ser feito online, pelo SUAP, por meio de Processo Eletrônico. Quem não tiver acesso ao SUAP deve procurar a Secretaria Central do campus.
- Diplomas a partir de 2010: anexar apenas certidão de nascimento ou casamento + RG.
- Diplomas anteriores a 2010: é necessária documentação completa.
Em caso de dúvidas, em contato com a CCA pelo e-mail: cca.jp@ifpb.edu.br
4. Quanto tempo demora para o diploma ficar pronto e onde recebo?
Se não houver pendências, o diploma é emitido pela CCA em até 60 dias. Depois, passa por auditoria da Reitoria, também em até 60 dias
Após a homologação, o diploma digital é enviado por e-mail ao estudante.
O andamento do processo pode ser acompanhado no SUAP. Caminho: Administração > Processos Eletrônicos > Processos.
