Assistência Estudantil

1. O IFPB oferece atendimento psicológico online?


Sim. Os profissionais de psicologia da Coordenação de Assistência ao Estudante (Caest) realizam atendimentos por chamada de vídeo no WhatsApp ou por telefone. Esses atendimentos têm como objetivo acolher o estudante, ouvir suas demandas e orientar sobre os encaminhamentos necessários, dentro ou fora do campus. Essas escutas não são atendimentos clínicos ou terapêuticos. Para solicitar o atendimento, o estudante deve enviar um e-mail para: caest.jp@ifpb.edu.br

2. Como faço para receber auxílio estudantil?


Os auxílios da Política de Assistência Estudantil do IFPB são oferecidos por meio de editais, que geralmente são publicados no início de cada semestre letivo. Os editais são divulgados no site oficial do IFPB, na página do Campus João Pessoa. Para concorrer a um auxílio, o estudante precisa se inscrever no edital e atender aos critérios exigidos pelo programa.
Como o número de vagas é limitado, os editais são seletivos, e nem todos os estudantes inscritos serão contemplados. A seleção considera a situação de vulnerabilidade social.

3. O que é o IVS e como posso obter o meu?


O IVS é o Índice de Vulnerabilidade Social. Ele é utilizado para avaliar a condição socioeconômica do estudante. Para obter o IVS, o estudante deve participar do edital de avaliação socioeconômica, que é publicado a cada semestre.

4. Já tenho IVS. Preciso participar todo semestre do edital?


Não. O IVS tem validade de 2 anos. Durante esse período, o estudante só precisa solicitar uma nova avaliação se houver mudança em sua situação socioeconômica.