Programas de pós-graduação do IFPB João Pessoa conquistam nota 4 na CAPES

PPGTI e ProfEPT são bem avaliados pela qualidade e excelência acadêmica

Nota_mestrados_site.png

O Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (PPGTI) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPB Campus João Pessoa alcançaram nota 4 na última avaliação da CAPES, fundação de nível superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A avaliação da Capes é um dos principais indicadores de qualidade de programas de pós-graduação no Brasil, pois garante condições para a continuidade, expansão e impacto social das pesquisas desenvolvidas no Campus João Pessoa.

PPGTI - Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação

O Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação é um programa relativamente jovem, mas já apresenta resultados expressivos. Esta foi a primeira avaliação quadrienal completa do curso, do período 2021-2024, o avanço na nota é sinônimo de maturidade e consolidação.

A professora Damires Souza, coordenadora do PPGTI, destacou o sentimento de conquista coletiva, segundo ela “o IFPB merece esse reconhecimento, esse resultado coroa um trabalho árduo e sistemático que envolve docentes, discentes, coordenação, setores acadêmicos e a gestão do Campus João Pessoa”.

O programa se destacou nos três eixos avaliados pela Capes (Programa, Formação e Impacto na Sociedade) com reconhecimento da estrutura curricular, linhas de pesquisa, planejamento e produção científica qualificada, com participação de discentes e egressos. Isso ressalta sua forte inserção social, com pesquisas aplicadas em diversas áreas, gerando inovação e impacto social.

ProfEPT - Educação Profissional e Tecnológica

Já o ProfEPT também celebrou a nota 4 como um marco de consolidação e reconhecimento do trabalho desenvolvido. O programa é estratégico na formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com a Educação Profissional e Tecnológica, o que é fundamental para o desenvolvimento social e regional.

De acordo com o professor Allysson Macário, “a atribuição da nota 4 reafirma a consolidação do programa, a qualidade da formação ofertada e o comprometimento de docentes, discentes e técnicos administrativos” destacou ele.

Entre os aspectos destacados pela Capes estão a coerência da proposta pedagógica, a qualificação e produtividade do corpo docente, a relevância social das pesquisas, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e o impacto das dissertações desenvolvidas na área da Educação Profissional e Tecnológica. 

A inserção institucional do programa e sua contribuição para o desenvolvimento regional também foram pontos de destaque.

Para o IFPB

Esse resultado consolida a qualidade acadêmica dos cursos e reforça a importância estratégica desses programas para o fortalecimento institucional do IFPB. A nota representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido, a manutenção e ampliação de projetos, além de apoio e incentivo institucional.

A conquista da nota 4 pelos dois programas reafirma o papel do Campus João Pessoa como referência de ensino, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa aplicada, da inovação e da formação de alto nível.

Texto: Kayck Jesse, Estagiário
Revisão: Juliana Gouveia, Jornalista