IFPB Campus João Pessoa sediará o 43º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados
Evento será realizado entre 16 a 19 de outubro de 2028, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Computação
O IFPB Campus João Pessoa será sede do 43º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), que acontecerá de 16 a 19 de outubro de 2028. O evento será organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação (PPGTI), em parceria com a Unidade Acadêmica 2 (UA2) do Campus.
Promovido pela Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SBBD é um dos principais eventos científicos da América Latina nas áreas de Banco de Dados e Ciência de Dados. A programação reúne pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir o tema, por meio de artigos científicos, palestras e outras atividades.
A escolha de João Pessoa como sede foi apresentada durante o SBBD 2026, realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP). Na ocasião, os professores Damires Souza e Diego Pessoa apresentaram a proposta de organização do evento em 2028 e divulgaram informações sobre o IFPB, o Campus João Pessoa, o PPGTI e a estrutura planejada para receber os participantes.
Para a professora Damires Souza, a realização do evento representa uma importante conquista para a instituição. “Uma grande conquista. O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados estará, em 2028, em sua 43ª edição. Trata-se do maior evento de Banco de Dados e Ciência de Dados da América Latina”, destaca.
Trajetória na área
A escolha do IFPB também está relacionada à participação histórica dos nossos pesquisadores na comunidade de Computação. Em 2000, ainda como CEFET-PB, a instituição já havia organizado o SBBD em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.
Desde então, docentes do IFPB seguem atuando na comunidade da SBC, especialmente pesquisadores do PPGTI. A participação ocorre por meio da avaliação de trabalhos científicos e organização geral.
Evento deve aproximar estudantes, pesquisa e mercado
A realização do SBBD em João Pessoa também deve ampliar as oportunidades de participação dos estudantes e fortalecer as redes de pesquisa do IFPB. Durante o evento, os participantes poderão ter contato com pesquisadores de diferentes instituições, além de participar das várias atividades.
Para o PPGTI, a realização do simpósio contribui para ampliar a visibilidade do programa e fortalecer parcerias com instituições de pesquisa, empresas e órgãos públicos.
A organização também pretende aproximar a programação científica da identidade local. “Estaremos buscando mostrar nossa marca regional, em termos de atrativos da culinária, dos saberes e das experiências que João Pessoa e o IFPB podem proporcionar”, afirma Damires.
A equipe responsável pela organização já trabalha na definição do espaço do evento e na articulação com a SBC, empresas e agências de fomento. A expectativa é construir uma programação que una pesquisa, inovação, formação e interação entre academia e setor produtivo.
Com o tema “Onde o sol nasce primeiro”, o SBBD 2028 colocará João Pessoa no centro das discussões nacionais sobre Banco de Dados e Ciência de Dados e levará ao IFPB pesquisadores e profissionais de diferentes regiões do país e do exterior.
Kayck Jesse, estagiário de jornalismo do IFPB

