Estudantes do IFPB conquistam 1º lugar na XVI Olimpíada Paraibana de Informática
Equipe formada por alunos dos campi João Pessoa e Cajazeiras venceu a categoria Avançado Sênior da competição
Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) conquistaram o primeiro lugar na categoria Avançado Sênior da XVI Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). A equipe “Mil Tributos à Bala Laika” é formada por Gabriel Andrade de Santana, do Campus João Pessoa, e João Pedro Oliveira Santos e Victor Ivis Rolim Oliveira, do Campus Cajazeiras.
A fase final da competição foi realizada no dia 8 de agosto, simultaneamente no IFPB Campus João Pessoa e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A OPI é voltada a estudantes do Ensino Superior, seguindo as regras da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A prova tem cinco horas de duração e é realizada por equipes de três integrantes. Os participantes precisam resolver cerca de dez problemas de programação. A equipe vencedora é aquela que consegue solucionar o maior número de problemas no menor tempo e com menos erros.
Para a professora Valéria Cavalcanti, uma das coordenadoras do Projeto Olímpico de Programação (POP) do IFPB, a OPI é a principal competição de programação realizada na Paraíba. Segundo ela, a participação em maratonas contribui para a formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. “As competições exigem raciocínio lógico e rápido, inteligência emocional sob pressão e trabalho em equipe”, destacou.
Gabriel Andrade, estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, contou que a conquista representa a realização de um objetivo pessoal e coletivo. Segundo ele, os participantes do POP ainda não haviam conquistado uma medalha de ouro na competição. “Estava focado em fazer esse sonho se tornar realidade”, revelou.
O estudante destacou ainda a evolução da equipe desde o ano passado e a importância do POP durante sua formação. Para Gabriel, o grupo demonstrou maturidade e resiliência nos momentos mais complexos e cansativos da prova. “Ter o POP como fonte de apoio e de conhecimento foi uma das minhas maiores descobertas como aluno do IFPB, principalmente pela capacidade dos professores”, afirmou.
João Pedro Santos, estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Cajazeiras, considera que a vitória também serviu como preparação para a Maratona SBC, que será realizada no fim de agosto.
“A conquista foi como uma recompensa por todo o esforço e dedicação da equipe e treinadores por todo esse tempo. O sentimento com certeza é de orgulho, por ter principalmente honrado a todos os nossos colegas que contribuíram para a nossa formação ao longo dessa jornada”, ressaltou.
O estudante também destacou a contribuição do professor e treinador Thiago Gouveia, que orientou a equipe durante a preparação para a competição. João Pedro também reconheceu o trabalho dos professores do IFPB, especialmente do Campus Cajazeiras, na formação dos estudantes e na construção da base necessária para as competições.
Victor Ivis, que também cursa Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Cajazeiras, afirmou que o resultado deixou a equipe ainda mais motivada para intensificar os treinamentos para a competição nacional. Para ele, uma das principais vantagens do grupo é a capacidade de seus integrantes se complementarem, pois cada participante tem uma forma diferente de pensar e habilidades específicas, o que se torna uma vantagem para a equipe.
“O que nós costumamos fazer é identificar: ‘essa questão é a cara de quem?’ e repassar para a pessoa melhor naquilo. Resumidamente, cada um de nós pensa completamente diferente dos outros e, nesse cenário, isso é uma coisa muito boa”, explicou.
Victor também destacou o apoio dos professores durante sua trajetória nas maratonas de programação. “O professor Thiago Gouveia ajudou imensamente no quesito de repassar alguns conteúdos mais avançados e instruir sobre como treinar e o que melhorar, de modo que meu desempenho aumentou alguma dezena de vezes. Além disso, a professora Valéria muitas das vezes cuida das questões burocráticas e nos motiva”, afirmou.
Projeto Olímpico de Programação
A ideia do Projeto Olímpico de Programação surgiu em 2013. No ano seguinte, foram formados os primeiros competidores do IFPB para participar de maratonas de programação em competições locais, regionais e nacionais.
Desde então, o projeto vem acumulando resultados positivos e contribuindo para a formação dos estudantes na área de programação. A vitória na XVI Olimpíada Paraibana de Informática representa mais um resultado de destaque do IFPB no cenário estadual e fortalece a preparação dos estudantes para os próximos desafios nacionais.
Daniela Espínola – jornalista do IFPB



