Estudantes do Campus João Pessoa podem se inscrever no Grupo Olímpico de Matemática
Projeto oferece treinamento para olimpíadas e oportunidades acadêmicas
Estudantes do IFPB Campus João Pessoa já podem se inscrever no Grupo Olímpico de Matemática (GOMAT) 2026, um projeto que prepara alunos para competições de matemática no Brasil e no exterior.
O grupo é voltado para estudantes interessados em desafios de raciocínio lógico e resolução de problemas. A preparação inclui competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Concurso Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) e a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF).
O treinamento acontece ao longo de todo o ano letivo de 2026, com encontros presenciais no campus e atividades on-line. As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, para permitir a participação de estudantes de diferentes turmas.
Para participar do GOMAT o estudante não faz prova de seleção, basta ter vontade de aprender e compromisso com as atividades. As inscrições são feitas por meio de um formulário on-line, utilizando o e-mail institucional.
Durante o ano, os participantes terão acesso a aulas, listas de exercícios, discussões em grupo e acompanhamento dos professores. As atividades são organizadas por meio de encontros presenciais, Google Classroom e grupo de WhatsApp.
Além de desenvolver habilidades em matemática, a participação em olimpíadas pode abrir novas oportunidades acadêmicas. Estudantes medalhistas podem ingressar em universidades por meio de editais específicos para olimpíadas científicas, participar de programas de iniciação científica e até realizar viagens acadêmicas para competições e eventos.
O GOMAT é coordenado pelo professor Djair Paulino e conta também com a atuação dos professores Thiago Andrade, Diego Ailo e Lucas Araújo. O projeto já contribuiu para o destaque de estudantes do campus em diversas olimpíadas de matemática.
Mais informações também estão disponíveis no Instagram do grupo: https://www.instagram.com/gomat.ifpb.jp
Daniela Espínola - jornalista do IFPB com informações do professor Lucas Araújo

