Colação de grau reúne mais de 60 concluintes que participaram do Enade no IFPB João Pessoa
Solenidade foi realizada para estudantes que precisaram aguardar a regularização do exame para concluir a graduação
Mais de 60 estudantes participaram, na última terça-feira (10), da colação de grau 2025.1 do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa. A cerimônia reuniu concluintes de cursos de bacharelado em Administração e licenciaturas em Letras, Química e Matemática que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2025.
A solenidade foi presidida pelo diretor-geral do campus, professor Ricardo José Ferreira. Também participaram coordenadores de cursos, docentes, servidores e familiares dos formandos.
O licenciado em Matemática Guilherme José dos Santos foi o orador das turmas. Em seu discurso, ele agradeceu aos professores, familiares, colegas, amigos e servidores do IFPB, incluindo colaboradores terceirizados. Guilherme destacou que os novos profissionais seguem caminhos diferentes, mas compartilharam o mesmo esforço para alcançar a formação profissional. Ele também citou o educador Paulo Freire ao refletir sobre o papel social da educação.
Representando o corpo docente, a professora Mônica Maria Firmino Pereira Seixas, do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (EAD), parabenizou os concluintes e ressaltou o significado da formação universitária. Ela destacou que chegar ao ensino superior ainda é um privilégio para muitos brasileiros e desejou sucesso aos novos profissionais no início da vida profissional.
O diretor de Desenvolvimento do Ensino do campus, professor Rafael José do Rego Barros, também parabenizou os formandos e destacou a importância da formação humana e cidadã construída durante o curso. Ele agradeceu aos professores, coordenadores, técnicos administrativos e colaboradores que contribuíram para a trajetória acadêmica dos estudantes.
Ao encerrar a solenidade, o diretor-geral Ricardo José Ferreira destacou os desafios enfrentados pelos estudantes durante a graduação, incluindo o período da pandemia, e ressaltou que a conclusão do curso representa um processo de resistência e dedicação. Ele lembrou que a formação oferecida pelo IFPB busca preparar profissionais comprometidos com a sociedade e reforçou que a instituição continuará de portas abertas para os egressos.
Daniela – Jornalista
Fotos – Kayck, estagiário de Jornalismo



