Formação no IFPB abre caminhos para o ensino superior público
Conheça a história de três estudantes aprovados em cursos superiores pelo SISU 2026.1
A formação oferecida pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) tem sido decisiva para que estudantes ingressem no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). É o caso de Maria Eduarda de Oliveira Ribeiro, Ébano Sena de Menêzes Rodrigues e Maria Violeta Soares da Trindade, que conquistaram vagas em instituições públicas após concluírem o ensino médio técnico no campus João Pessoa.
Maria Eduarda, egressa do curso Técnico em Edificações, foi aprovada em Engenharia Civil no próprio IFPB, dando continuidade aos estudos na instituição. Ela destaca que o ensino técnico integrado foi fundamental para o bom desempenho no Enem: “Em meio às exigências do ensino profissionalizante, consegui conciliar os conhecimentos da formação técnica com os da formação geral, principalmente das áreas de Humanas e Linguagens, para conseguir fazer uma boa prova.”
Sobre a decisão de permanecer no IFPB, Maria Eduarda ressalta as experiências vividas ao longo do curso fizeram a diferença no momento da escolha: “Com a minha nota, eu conseguiria ingressar em outras instituições do Estado, mas o IFPB foi minha primeira e única opção no SISU.”
O estudante Ébano Sena de Menêzes Rodrigues, do curso Técnico em Controle Ambiental, foi aprovado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Durante a trajetória escolar, Ébano enfrentou desafios relacionados à concentração, devido ao TDAH. “Era extremamente fácil de eu me distrair ou não prestar atenção nenhuma nas aulas”. Nesse aspecto, ele contou com o apoio de Ledores do IFPB, que o auxiliava na comprensão de conteúdos.
Em casa, a prepração para o ENEM aconteceu com a ajuda da família. "À noite, eu ficava estudando com a minha mãe e revisando os assuntos. Por isso, essa aprovação no ENEM significa que o fruto do trabalho duro meu e de minha familia deu resultados".
Já Maria Violeta Soares da Trindade concluiu o curso técnico integrado em Eletrônica no IFPB e foi aprovada em Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Escolhi esse curso porque sempre tive interesse na área de tecnologia e acredito que ele complementa os conhecimentos que adquiri no curso técnico.”
A estudante destaca que o IFPB teve papel decisivo em sua aprovação, pois, além de oferecer um ensino de qualidade, a instituição também proporcionou experiências importantes que contribuíram para sua trajetória acadêmica. Durante o ensino médio, Maria Violeta manteve uma rotina de estudos constante e participou de atividades extracurriculares, como olimpíadas científicas, grupo de robótica (GREL) e também o clube de xadrez, que a ajudaram compreensão de conteúdos.
Além disso, para se preparar para a seleção, ela apostou na resolução de provas do ENEM de edições anteriores. “No último ano, foquei principalmente em redação e matemática, por terem maior peso. Dei prioridade à resolução de questões de provas anteriores e ao estudo das resoluções, o que contribuiu para melhorar meu desempenho no ENEM.”
As trajetórias dos estudantes reforçam o papel do IFPB na formação acadêmica, pessoal e cidadã, contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior público e fortalecer projetos de vida construídos a partir da educação.
___________
Juliana Gouveia - Jornalista do IFPB

