Estudantes do IFPB são destaque em treinamento de alto nível na área de programação

Discentes participaram do Brazilian ICPC Summer School 2026

Alunos do POP na UNICAMP.jpg

Alunos do Instituto Federal da Paraíba participaram, no mês de janeiro, da Brazilian ICPC Summer School 2026, uma das mais importantes formações em programação competitiva da América Latina. O evento é realizado pela Unicamp, em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), reunindo jovens talentos na área de TI.

A Summer School funciona como um espaço de imersão, onde os participantes têm acesso a aulas, atividades e simulações em Tecnologia da Informação. É uma rotina intensa de estudos, troca de experiências e desafios que contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional de quem participa. Tudo isso é conduzido por especialistas de renome mundial, com experiências na área.

Representando o IFPB, os alunos Gabriel Andrade, João Pedro e Victor Rolim, integrantes do POP (Projeto Olímpico de Programação), vivenciaram uma experiência única de formação. O evento estimulou o trabalho em equipe e a autonomia nos estudos.

Gabriel destaca que participar do evento internacional foi uma grande conquista para a equipe. “Receber o convite foi uma honra. Uma experiência repleta de aprendizados. Estamos sempre em constante evolução, seja com os desafios ou as aulas. A dedicação foi fundamental para chegarmos até aqui, e esperamos alcançar lugares ainda mais altos em breve”, afirmou.

A presença dos nossos alunos nesse grupo foi resultado do excelente desempenho dos estudantes na Final da XXX Maratona de Programação da SBC, em 2025, quando o IFPB conquistou o 1º lugar entre todos os Institutos Federais. O resultado garantiu o convite para a participação na Summer School, reforçando o reconhecimento do trabalho desenvolvido no instituto e o empenho dos estudantes.

João Pedro ressaltou a importância do reconhecimento e do trabalho coletivo para a participação no evento. “Foi sensacional. Esse reconhecimento representa muito para mim e para o POP, mostra que todo o esforço está valendo a pena. O principal aprendizado foi entender que colaboração, determinação e mindset de crescimento contínuo fazem toda a diferença”, destacou.

Já para Victor Rolim fala sobre a importância do espírito competitivo como motivação. “Gostar da competição é mais importante do que ter talento. Quando você se dedica ao que faz, é mais fácil continuar tentando, errar, aprender e evoluir. No fim das contas, é essa constância que permite resolver os problemas mais difíceis”, destacou ele.

Ao retornarem à Paraíba, os estudantes trouxeram na bagagem não apenas novos conhecimentos técnicos, mas também motivação e amadurecimento. A experiência fortalece a preparação para as competições de programação e reafirma o compromisso do IFPB com uma educação pública de qualidade.

Texto: Kayck Jesse, Estagiário
Revisão: Juliana Gouveia, Jornalista