Produção acadêmica do Campus João Pessoa se destaca na OMIF 2025
Estudantes apresentaram oito trabalhos em evento nacional
Durante a etapa presencial da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2025, realizada no IFPR – Campus Irati, estudantes do IFPB – Campus João Pessoa se destacaram não apenas nas provas, mas também na programação científica do evento.
Ao todo, oito trabalhos foram apresentados, entre banners, oficinas, minicursos e palestras. Todas as atividades foram orientadas pelo professor Djair Paulino, membro do Grupo Olímpico do campus e responsável pelos alunos durante a viagem.
Entre as apresentações, Emanuel Eduardo Dionísio ministrou o minicurso “Algoritmos e Funções: uma introdução à programação competitiva”, conectando matemática, computação e resolução de problemas. A atividade apresentou ambientes de competição, algoritmos clássicos e desafios progressivos, evidenciando como o raciocínio matemático fundamenta a tecnologia moderna.
Também na programação, Perseu Henrique dos Santos apresentou a palestra “Números complexos e suas aplicações”, abordando desde a origem histórica dos números imaginários até aplicações na engenharia, computação gráfica e física. Euler, De Moivre e quatérnios foram destaques da apresentação, ilustrando como conceitos abstratos sustentam avanços tecnológicos atuais.
Na sequência, Pedro Henrique Oliveira Melo conduziu a palestra “Um passeio pelos números primos”, explorando fundamentos teóricos, técnicas de identificação, demonstrações, criptografia e aplicações reais em segurança digital. O minicurso “Estudo de triângulos com foco em olimpíadas de matemática”, ministrado por Davi Nogueira Batista dos Santos, abordou conceitos essenciais da geometria olímpica, incentivando o pensamento investigativo e a busca por soluções elegantes baseadas em demonstrações e experimentação.
Em seguida, Lucas Rafael Barbosa apresentou o minicurso “Nem tudo cabe em uma incógnita: um minicurso sobre equações diofantinas”, discutindo métodos clássicos utilizados em olimpíadas e resolvendo problemas históricos da IMO. A atividade destacou como ideias simples podem originar desafios sofisticados. Já a oficina “Matemática na ponta dos dedos: oficina de origami”, conduzida por Maria Clara de Souza Lucena, uniu matemática e arte por meio de dobraduras que exploraram conceitos como simetria, ângulos, medianas e sólidos geométricos. A proposta se destacou pela abordagem lúdica e acessível.
Encerrando as atividades estudantis, Levi Cavalcanti de Araújo apresentou a oficina “Régua, compasso e geometria: mãos à obra”, convidando os participantes a solucionar desafios clássicos e olímpicos por meio de construções geométricas precisas. A atividade estimulou argumentação lógica, visualização espacial e autonomia investigativa.
Além das contribuições dos estudantes, o professor Djair Paulino também integrou a programação científica com a apresentação do banner do projeto de extensão “A Matemática Revela Novos Cientistas”, desenvolvido no campus e apoiado financeiramente pela Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (INOVATEC-JP), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECITEC) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDEC), no âmbito do Programa Cientistas do Amanhã (Edital nº 007/2024 – INOVATEC-JP/SECITEC – PMJP).
“Apesar de jovens, esses alunos são extremamente seguros no que fazem e falam, sobretudo quando o assunto é Matemática. Vê-los apresentando com tanta confiança e domínio me fez sentir imenso orgulho. Espero que o desempenho desses estudantes sirva de incentivo para novos alunos buscarem esse caminho e que, em 2026, tenhamos ainda mais trabalhos aprovados”, ressaltou o docente.
*Daniela Espínola – jornalista do IFPB com informações do professor Djair Paulino


