Curso de extensão “Vozes da Ancestralidade: Memórias e Saberes Quilombolas”
Seleção aberta com inscrições gratuitas entre 15 e 17 de dezembro
O IFPB Campus João Pessoa abriu seleção para o curso de extensão “Vozes da Ancestralidade: Memórias e Saberes Quilombolas”, através do Edital nº 50/2025, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas on-line, no período de 15 a 17 de dezembro de 2025.
São ofertadas 25 vagas para estudantes de licenciatura e professores da rede pública, com reserva mínima de 51% para o público externo ao IFPB. O curso tem como objetivo valorizar e registrar os saberes tradicionais e as memórias orais das comunidades quilombolas.
O curso acontecerá entre os dias 12 de janeiro e 15 de abril de 2026, com carga horária de 60 horas, preenchidas com encontros presenciais, visitas às comunidades quilombolas, rodas de conversa, oficinas e produção de registros audiovisuais. As aulas serão realizadas aos sábados, das 9h às 15h .
Os selecionados vão receber bolsa de R$600,00, paga em três parcelas, mediante cumprimento da frequência mínima e participação nas atividades. O financiamento é do Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais, do Ministério da Educação .
O resultado final será divulgado no site do campus João Pessoa, no dia 23 de dezembro. Já as matrículas serão realizadas no dia 26 do mesmo mês.
Texto: Kayck Jesse, Estagiário
Revisão: Juliana Gouveia, Jornalista

