Professor do IFPB João Pessoa conquista medalha de ouro na Olimpíada de Professores de Matemática

Medalha de Ouro Professor Djair Paulino.jpeg

Djair Paulino está entre os 20 docentes premiados em todo o país na edição 2025 da OPMbr

O professor Djair Paulino, do IFPB – Campus João Pessoa, conquistou medalha de ouro na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio do Brasil (OPMbr 2025). O resultado foi divulgado no dia 8 de novembro, durante transmissão ao vivo no canal da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) no YouTube. A cerimônia de premiação presencial será realizada em Brasília, em fevereiro de 2026.

A OPMbr tem o objetivo de reconhecer professores que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com a aprendizagem. Nesta edição, 1.208 docentes de todo o país se inscreveram. Desses, 122 avançaram para a segunda fase, que consistiu na elaboração de um vídeo sobre estratégias de ensino e impactos no aprendizado dos alunos. Trinta e nove chegaram à fase final e ao final do processo, 20 professores receberam medalha de ouro.

Natural de Igaci (AL), Djair Paulino viveu sua infância e juventude no povoado Dionísio, na zona rural do município. É licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como professor desde 2018 e, atualmente, leciona no IFPB – Campus João Pessoa.

O docente é membro do Grupo Olímpico de Matemática da instituição e coordena o projeto de extensão “A Matemática Revela Novos Cientistas”, que prepara estudantes da rede pública municipal para olimpíadas de Matemática. Também é criador do canal “Matemática em 3 Minutos” e do perfil @djair.ensina, onde compartilha conteúdos didáticos e vivências da sala de aula.

Como parte da premiação, os medalhistas participarão de um intercâmbio acadêmico-cultural na China, em maio de 2026, com o objetivo de conhecer experiências de referência mundial no ensino de Matemática. Após o retorno, cada professor realizará cinco workshops formativos em seu estado, multiplicando os conhecimentos adquiridos.

Ao comentar a conquista, Djair ressaltou o significado pessoal do reconhecimento. “Minha história é marcada por luta e superação. Quase nada foi fácil. Eu tinha tudo para continuar sendo invisível - mas estou aqui. Quando decidi ser professor, eu tinha um propósito: tornar a vida dos meus alunos mais fácil do que a minha foi. E acredito que esse foi um dos principais motivos de ser ouro”, afirmou.

O professor destacou ainda o impacto simbólico da medalha. “Quando terminei o Ensino Médio, pensei que tinham se esgotado todas as minhas chances de receber uma medalha em olimpíada de Matemática. Agora eu também sou um medalhista, e de ouro, em uma olimpíada que valoriza os professores que fazem a diferença.”

Mais informações sobre a OPMbr estão disponíveis em: https://opmbr.org/.

Daniela Espínola – jornalista do IFPB Campus João Pessoa