IV Semana de Negócios Imobiliários debate gestão, sustentabilidade e estratégias de mercado

A programação conta com palestras, mesas-redondas e atividades voltadas à atualização profissional

929c6c49-eb04-4254-98aa-b85a3dd5723c.jpeg

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, deu início, nesta segunda-feira (03), à IV Semana de Negócios Imobiliários, que este ano tem como tema “Gestão, Sustentabilidade e Estratégias de Negócios”. A abertura do evento reuniu estudantes, professores e representantes do setor para discutir temas atuais que impactam o mercado imobiliário e o desenvolvimento das cidades.

Durante a palestra de abertura, o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI-PB), Rômulo Soares, destacou a importância do corretor de imóveis não apenas como intermediador de vendas, mas como um profissional essencial para o crescimento e o planejamento urbano. Ele lembrou que o exercício da profissão é regulamentado por lei desde 1962 e exige formação, ética e responsabilidade social. “O corretor exerce uma profissão regulamentada, que exige formação, ética e responsabilidade social”, reforçou. Rômulo também chamou atenção para os desafios do crescimento urbano e para a necessidade de promover investimentos responsáveis e sustentáveis.

Segundo dados apresentados por ele, 87% da população brasileira vive em áreas urbanas, e 70% das cidades ainda apresentam baixo nível de desenvolvimento sustentável, conforme o IBGE. “Nesse contexto, o corretor de imóveis assume um papel estratégico: orienta investimentos responsáveis, incentiva empreendimentos sustentáveis, colabora com o planejamento urbano e valoriza regiões com potencial de desenvolvimento equilibrado”, afirmou.

A programação contou ainda com a palestra “Sustentabilidade e o papel da construção civil”, ministrada pelo engenheiro Irenaldo Quintans, representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-JP). Ele destacou que a sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser um elemento essencial em qualquer empreendimento.

“O incorporador atual encontrou vantagem econômica ao agregar itens de sustentabilidade ambiental ao seu empreendimento, a partir do seguinte tripé: o mercado compra, o cliente aprova e a lei determina. Não há retrocesso possível”, afirmou. Entre as práticas mencionadas estão o reuso e a captação de água, o uso de madeiras de reflorestamento, painéis solares e a eficiência térmica e acústica das edificações.

Irenaldo ressaltou que essas ações também estão presentes em projetos de habitação popular. “Medidas de sustentabilidade também estão sendo aplicadas em projetos do programa Minha Casa, Minha Vida, com exigência crescente por parte da Caixa Econômica Federal”, destacou.

Prestigiaram a abertuda da IV SENI o coordenador do Curso Superior de Negócios Imobiliários, Robson Oliveira Lima; o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Rafael Barros e a Delegada Amim Oliveira, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

A IV Semana de Negócios Imobiliários segue até sexta-feira, com uma programação de palestras, mesas-redondas e atividades voltadas à atualização profissional e à troca de experiências entre o meio acadêmico e o mercado. Clique aqui para conferir a programação.

Comunicação, Cerimonial e Eventos