Estudantes do IFPB Campus João Pessoa conquistam excelente resultado na OMIF 2025

Emanuel.jpeg

Campus obteve cinco medalhas na etapa nacional e alcançou desempenho inédito na competição

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa conquistaram um resultado bastante positivo na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2025, realizada em 21 de novembro, no IFPR – Campus Irati. O campus obteve seu melhor desempenho desde que passou a participar da competição, com cinco medalhas na etapa nacional.

A OMIF é organizada em duas fases. A primeira ocorre em cada campus, com ao menos uma vaga garantida para todos os institutos participantes. Além disso, as 150 melhores notas do país também avançam para a fase final. Em 2025, a primeira fase foi realizada em maio no Campus João Pessoa, quando sete estudantes foram aprovados para a segunda etapa. Ao todo, 326 competidores participaram da fase nacional, que distribuiu 40 menções honrosas, 30 medalhas de bronze, 20 de prata e 10 de ouro.

Os alunos do Campus João Pessoa conquistaram o seguinte resultado:

🥇 Ouro — Pedro Henrique Oliveira Melo

🥇 Ouro — Levi Cavalcanti de Araújo

🥈 Prata — Lucas Rafael Barbosa

🥉 Bronze — Emanuel Eduardo Oliveira Dionísio

🥉 Bronze — Perseu Henrique Pontes dos Santos

Também representaram o campus na etapa nacional os estudantes Maria Clara de Souza Lucena e Davi Nogueira Batista dos Santos.

Esta é a primeira vez que um campus da Paraíba conquista medalha de ouro na OMIF, resultado ampliado pela conquista de duas medalhas de ouro na mesma edição, além das medalhas de prata e bronze.

Os alunos foram acompanhados pelo professor Djair Paulino, integrante do Grupo Olímpico de Matemática do Campus João Pessoa. “Quando classificamos sete alunos para a segunda fase, já foi um feito histórico. Mas os alunos fizeram muito mais. Escutar o nome do IFPB/JP ser chamado cinco vezes na cerimônia de premiação me deixou extremamente orgulhoso. Espero que essa conquista inspire cada vez mais alunos a participarem das olimpíadas de matemática”, comentou sobre a relevância do resultado.

O desempenho alcançado neste ano reflete o trabalho desenvolvido pelo Grupo Olímpico de Matemática, o apoio institucional à participação dos estudantes, o acompanhamento docente durante a viagem e o incentivo das famílias, que contribuem para a formação acadêmica e pessoal dos jovens competidores.

*Daniela Espíonola – jornalista do Campus João Pessoa com informações do professor Djair Paulino