Desafios do PULSAR 2025 estimulam inovação, raciocínio e trabalho em equipe

concretocoloorido-ifpb.jpg

Provas combinam engenharia, tecnologia e lógica, reforçando o aprendizado prático e o espírito colaborativo dos alunos

Durante a programação do PULSAR 2025, os desafios estudantis são o espaço onde a criatividade, o conhecimento e o trabalho em equipe se destacam. Três competições movimentaram os estudantes do IFPB e dos campi convidados, mostrando que o evento vai além da teoria e promove vivência prática nas áreas de ciência, tecnologia e raciocínio lógico. 

Tecnologia e colaboração na Robótica

O tradicional Desafio de Robótica, organizado pela GREL (Grupo de Robótica Educacional Livre), pelo PET (de Engenharia Elétrica) e pelo Ramo Estudantil da RAS, levou competidores a testarem robôs autônomos que precisavam seguir uma linha preta em uma pista branca, desviando de obstáculos e completando o percurso em menor tempo possível.

O projeto está sob a coordenação do professor Thiago de Carvalho Batista e a prova envolveu estudantes do ensino médio e superior. “O desafio reforça o trabalho em equipe, a perseverança e a aplicação prática do conhecimento” , ressaltou ele. 

Concreto colorido e resistente

O desafio Concreto Colorido de Alta Resistência reuniu seis equipes dos campi João Pessoa e Patos. A proposta consistiu em desenvolver copos de prova com alta resistência e pigmentação colorida, que foram avaliadas tanto na análise de desempenho técnico quanto na vivacidade das cores, de acordo com a tabela disponibilizada no edital.

Organizado pela professora Meline Palmeira, o desafio incentivou os alunos a explorarem soluções criativas dentro do universo da engenharia civil, conectando conceitos de materiais, estética e inovação. 

Agilidade mental no Cubo Mágico

Na segunda edição do Desafio do Cubo Mágico, venceram aqueles que demonstraram rapidez e precisão ao resolver um cubo 3x3x3. Cada participante teve três tentativas para registrar o melhor tempo. Aproximando a matemática de forma desafiadora. 

Organizado pelo professor Thiago Andrade e pelo monitor João Paulo Frazão, o desafio, que antes era exclusivo para alunos do campus, agora também recebe participantes do público externo. “Mais do que competição, o desafio estimula o raciocínio lógico, a memória e o pensamento estratégico” , ressaltou Thiago. 

Através dessas atividades, o IFPB reforça a proposta de manter os estudantes em constante desenvolvimento e aprendizado. Cada prova representa um convite à inovação, à curiosidade científica e ao protagonismo estudantil, marcas que definem o espírito do PULSAR.

Comunicação, Cerimonial e Eventos