IFPB apresenta edital de credenciamento de empresas para qualificação em Mestrado Profissional em TI
Evento reuniu gestores e representantes de empresas no Campus João Pessoa para divulgação do Edital nº 35/2025 do PPgTI
O campus João Pessoa em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI), realizaram nesta quinta-feira (21), no anfiteatro, um encontro com gestores da instituição e representantes de empresas que atua na área de TI.
O objetivo foi apresentar o Edital nº 35/2025, que abre chamamento público para credenciamento de empresas interessadas em qualificar seus colaboradores por meio do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (MPTI). O edital completo pode ser acessado neste link.
O diretor geral do Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira, destacou a importância do fortalecimento da relação entre academia e setor produtivo. “Nosso trabalho não seria possível sem as parcerias de vocês. Trabalhamos para atender as demandas sociais, que também já devem fazer parte da missão, visão e valores das empresas aqui presentes”, afirmou.
O gestor também reforçou o papel estratégico da aproximação entre estudantes e empresas. “Nossos estudantes estão em conexão com empresas para desenvolver ideias inovadoras. Esperamos que vocês acolham nossos estudantes para juntos fazermos boas construções acadêmicas e profissionais”.
A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene Costa, ressaltou a estrutura institucional do IFPB, que hoje conta com 21 campi e o Polo de Inovação, e frisou a importância das parcerias. “Esperamos que possamos formar excelentes parcerias com vocês. O PPgTI tem progredido e vai progredir ainda mais se trabalharmos juntos”.
Já a coordenadora do PPgTI, professora Damires Yluska de Souza Fernandes, apresentou o edital e destacou o diferencial do mestrado profissional. “O MPTI tem foco em resolver problemas reais oriundos de empresas e da sociedade. O objetivo é desenvolver competências e qualificar profissionais da área de TI”.
A docente lembrou ainda que os projetos de pesquisa são desenvolvidos em parceria com empresas e podem trazer impactos sociais relevantes. “Não somente o método da pesquisa, mas o mestrado busca propor soluções reais, promovendo a transferência de tecnologia e também com foco na pesquisa acadêmica”.
Entre os cases de sucesso já desenvolvidos no programa, Damires citou a INDIMAP, ferramenta integrada para monitoramento de desmatamento e queimadas em terras indígenas, exemplo de como a pesquisa aplicada pode trazer impacto social.
O Edital nº 35/2025 tem como objetivo obter propostas de empresas públicas e privadas para credenciamento junto ao IFPB, permitindo que seus colaboradores ingressem no MPTI. Cada empresa parceira poderá indicar problemas reais que serão investigados pelos mestrandos, com apoio de orientadores acadêmicos e supervisores da própria organização.
As linhas de pesquisa do PPgTI contemplam:
- Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CDI)
- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas (GDS)
- Redes e Sistemas Distribuídos (RSD)
Entre os destaques do edital, está a exigência de contrapartida mínima de R$ 12 mil por vaga, que pode ser financeira ou econômica (infraestrutura, equipamentos, etc.). O prazo de submissão das propostas segue de 21 de agosto a 11 de setembro de 2025, e o resultado final será divulgado até 26 de setembro
Atualmente, o PPgTI conta com 52 trabalhos de conclusão já finalizados, 19 docentes permanentes e três colaboradores, consolidando-se como um programa voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras e aplicadas às demandas da sociedade e das empresas.
Comunicação, Cerimonial e Eventos

