Equipes do Campus João Pessoa conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras
Competição reuniu estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio
Duas equipes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa conquistaram medalhas de ouro nacional na edição 2025 da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF). No Brasil, a competição é organizada pela Rede POC e reúne estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico em provas que estimulam o raciocínio lógico e o trabalho em equipe.
A prova foi realizada no dia 23 de maio, no Campus João Pessoa e teve duração de até 120 minutos. Representando o IFPB, participaram as equipes:
Equipe BOUPIBAKI
- Gabriel Crispim Arcela – 2º ano Técnico em Eletrônica Integrado
- Isabel Maria Cirilo Oliveira – 3º ano Técnico em Eletrotécnica Integrado
- Jonas da Silva Nascimento – 4º ano Técnico em Eletrônica Integrado
- Lucas Nóbrega Carvalho – 2º ano Técnico em Eletrônica Integrado
- Maria Violeta Soares da Trindade – 4º ano Técnico em Eletrônica Integrado
- Pablo Henrique Gomes Charelli da Silva – 2º ano Técnico em Eletrônica Integrado
- Pedro Luís de Oliveira Lima – 4º ano Técnico em Eletrônica Integrado
Equipe Matmestres-IFPB2025
- Davi Cardoso Dantas – 2º ano Técnico em Eletrotécnica Integrado
- Davi Nogueira Batista dos Santos – 2º ano Técnico em Eletrotécnica Integrado
- Emanuel Eduardo Oliveira Dionisio – 3º ano Técnico em Informática Integrado
- Lucas Rafael Barbosa – 3º ano Técnico em Instrumento Musical Integrado
- Pedro Henrique Oliveira Melo – 2º ano Técnico em Edificações Integrado
- Perseu Henrique Pontes dos Santos – 3º ano Técnico em Eletrônica Integrado
A participação foi organizada pelo Grupo Olímpico de Matemática do IFPB/JP (GOMat), formado pelos professores Diêgo Ayllo da Silva Simões, Djair Paulino dos Santos, Lucas Araújo Santos e Thiago Andrade Fernandes. O grupo organiza eventos internos, como a Maratona Matemática, realizada na Semana de Ciência e Tecnologia, e coordena a participação dos estudantes em etapas regionais e nacionais de olimpíadas.
O professor Djair Paulino destacou que o resultado reflete o empenho coletivo. “Ver nossos alunos conquistando duas medalhas de ouro nesta olimpíada inspira outros a participarem das competições e mostra que o esforço em equipe traz grandes resultados. A OIMSF é uma das mais de dez olimpíadas que o GOMat organiza no campus”, afirmou.
Para o estudante Jonas da Silva Nascimento, da equipe BOUPIBAKI, a conquista é fruto de dedicação e colaboração. “Quando participo de olimpíadas como essa, considero uma oportunidade de me divertir com um tipo diferente de prova. Ver que o empenho e o gosto pela matemática trazem resultados é muito gratificante”, disse. O discente acrescentou que o apoio do grupo GoMat foi fundamental para a conquista.
Estudantes interessados em participar podem procurar um dos professores do GOMat. Mais informações sobre a OIMSF estão disponíveis em www.matematicasemfronteiras.org.
Comunicação, Cerimonial e Eventos

