Lançamento de livros no IFPB destaca educação positiva, inclusão e bem-estar

Lançamento de livros 2.jpeg

Três obras foram apresentadas em evento que reuniu pesquisadores do Brasil e de Portugal

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa foi palco, no dia 24 de setembro, do lançamento de três livros que tratam de temas relacionados à educação contemporânea, como saúde mental, bem-estar, inclusão e desenvolvimento humano. Duas das obras foram organizadas pelo Núcleo de Educação Positiva (NEP) do IFPB e receberam o selo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, um reconhecimento internacional que chancela pesquisas voltadas ao fortalecimento da juventude e da educação.

O evento contou com a presença da reitora do IFPB, Mary Roberta, do pró-reitor de Ensino, Neilor César dos Santos, e do diretor-geral do Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira, além de docentes e pesquisadores. Participaram também, de forma online, o coordenador da Cátedra UNESCO, professor Geraldo Caliman, e a pesquisadora associada à Rede da Cátedra, professora Cristina Costa-Lobo, de Portugal.

As obras lançadas refletem o compromisso do IFPB em promover uma educação mais humana e inclusiva. O livro “Florescimento na Educação com base na Psicologia Positiva: propostas reflexivas e práticas”, organizado por Mônica Maria Firmino Pereira Seixas, Anna Líbia Araújo Chaves e Ericka Anulina Cunha de Oliveira, convida o leitor a refletir sobre a importância das relações interpessoais e da educação relacional no ambiente acadêmico. Já o livro “Compreendendo as Altas Habilidades/Superdotação: um caminho pedagógico, reflexivo e prático”, organizado por Mônica Seixas, Isabelle da Costa Wanderley Alencar e Rebeca Vinagre, apresenta estratégias para a inclusão escolar de pessoas com altas habilidades.


Essas duas publicações, frutos do trabalho do NEP, foram resultado de uma parceria internacional que envolveu o Instituto Federal da Paraíba, a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade (sediada na Universidade Católica de Brasília), a Escola Profissional do AVE (Guimarães, Portugal) e o Externato Santa Clara/Academia Beatriz Ribeiro (Porto, Portugal).


Segundo o professor Geraldo Caliman, titular da Cátedra UNESCO, o selo concedido às obras demonstra a força de uma rede internacional de pesquisa comprometida com o desenvolvimento humano e o bem-estar da juventude. “Essas publicações comprovam a pertença a uma rede de instituições que se unem em torno de objetivos comuns à UNESCO, promovendo pesquisas e atividades acadêmicas voltadas ao avanço das ciências da educação e à promoção da juventude”, destacou.


A professora Cristina Costa-Lobo, também integrante da Cátedra, ressaltou que a cooperação com o IFPB segue com novas etapas de pesquisa. Ela adiantou que está sendo estruturado um estudo sobre a relação entre o uso da internet por jovens e seus impactos na saúde mental e no bem-estar. “Queremos compreender os efeitos das práticas digitais sobre a vida dos jovens e gerar evidências que sustentem políticas públicas e práticas educativas que promovam o desenvolvimento saudável”, explicou.


O terceiro livro lançado, “Educação Física, Positividade e Neurociências: Combate à Ansiedade”, é de autoria da professora Valéria Leitão. A obra propõe uma integração entre educação física, psicologia positiva e neurociências como ferramentas para combater a ansiedade e o sedentarismo entre adolescentes. “Esse livro é fruto de 15 anos de experiência profissional e busca oferecer caminhos práticos para o bem-estar dos estudantes”, destacou a autora.


A reitora Mary Roberta ressaltou a relevância do Núcleo de Educação Positiva e sua contribuição para uma nova forma de pensar o ensino no IFPB. “O núcleo é uma inovação importante, pois trata do bem-estar dos estudantes e dos professores, ajudando a construir ambientes mais saudáveis e positivos. Além disso, a temática das altas habilidades é uma forma de sermos mais inclusivos e de contribuirmos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.


Para o pró-reitor de Ensino, Neilor César dos Santos, o trabalho desenvolvido pelo NEP representa um avanço significativo na forma como a instituição aborda a formação integral. “Ficamos felizes em ver o engajamento de docentes, técnicos e estudantes em uma educação que cuida da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas. O NEP é um espaço que integra ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma educação mais humana”, comentou.


O diretor-geral do Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira, também destacou o valor das obras lançadas. “O selo da UNESCO demonstra o referencial de conhecimento e o cuidado presente nessas produções. É gratificante ver trabalhos que aliam teoria e prática com foco nas relações interpessoais e nas altas habilidades. Estaremos sempre apoiando e incentivando iniciativas como essas”, concluiu.


O lançamento dos três livros reforça o papel do IFPB como instituição comprometida com a inovação pedagógica, a internacionalização da pesquisa e o cuidado com o desenvolvimento humano.



Comunicação, Cerimonial e Eventos


Tags :Notícia.