Reitoria inaugura Auditório Professora Laura Araújo no Campus Itaporanga
Equipamento tem capacidade para 120 pessoas e vai servir à comunidade acadêmica e externa
A entrega de um espaço voltado à realização de atividades acadêmicas, culturais e comunitárias marca um novo tempo no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Itaporanga. No dia 15 de outubro, foi inaugurado o Auditório Professora Laura Araújo, em homenagem a uma importante educadora da região do Vale do Piancó. O evento contou com a presença de professores, técnicos administrativos e estudantes do Instituto, além de familiares da personalidade reverenciada.
Em funcionamento há cerca de 30 dias, inclusive já utilizado por instituições externas, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o novo espaço foi oficialmente inaugurado com o ato de descerramento da placa. A solenidade contou com discursos de autoridades e o pronunciamento de familiares da educadora Laura Araújo, que dá nome ao local. No encerramento da cerimônia, a reitora Mary Roberta e o diretor-geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, também visitaram a sala do Centro Acadêmico Augusto dos Anjos, entregue recentemente à comunidade estudantil.
A reitora Mary Roberta destacou o significado do novo espaço, especialmente por permitir uma "formação integral" aos estudantes. "Nós estamos proporcionando uma possibilidade (aos estudantes) de demonstrar a sua capacidade de se comunicar, de ter uma boa formação", afirmou Mary Roberta.
A reitora também justificou a escolha da data, Dia do Professor, para a entrega do auditório que presta homenagem à educadora Laura Araújo. "A gente escolheu o Dia do Professor nesta projeção de ter uma professora como homenageada. Estamos resgatando o trabalho de uma mulher profissional que venceu. Normalmente, os homens são homenageados em todos os espaços, e hoje fazemos homenagem a uma profissional mulher, que, se fosse desse tempo, talvez fosse uma ministra de Estado da Educação ou uma reitora", concluiu.
Para o diretor-geral Ridelson Farias, o novo equipamento impulsiona o desenvolvimento e fomenta a produção cultural na unidade de ensino. "Representa um espaço para desenvolver as habilidades dos nossos estudantes e que também estará a serviço da sociedade de Itaporanga e da região", afirmou. Ele lembrou que o local já foi utilizado pelo TCE, pela Secretaria Estadual de Ação Social e por secretarias municipais de Itaporanga. "Agradecemos a professora Mary Roberta, que é nossa reitora e a quem temos o maior respeito, e também aos parlamentares que têm feito as suas contribuições para o nosso campus através de emendas parlamentares".
Emenda parlamentar - O auditório foi construído com recursos superiores a R$ 350 mil, destinados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB). O equipamento é todo climatizado e tem capacidade para 120 pessoas sentadas.
O deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil), que auxiliou o IFPB na articulação com Mersinho Lucena, também prestigiou a solenidade. Ele parabenizou os professores, pelo seu dia, e a reitora Mary Roberta pela entrega do novo espaço. Taciano Diniz ressaltou a importância da educadora Laura Araújo, a "Tia Laura", e destacou a atuação da reitora na busca por recursos em Brasília. "O IFPB a cada ano melhora e gera mais oportunidade e qualificação para os nossos jovens. A educação é a referência de toda uma geração".
O deputado estadual ainda classificou o auditório como "referência para a região e para a cidade" de Itaporanga, que, segundo ele, "está em constante desenvolvimento, mas carece da busca de mais benefícios". Ele finalizou elogiando a parceria com o diretor-geral do Campus, Ridelson Farias, para obtenção de recursos e melhorias para a instituição.
Na cerimônia, a presidente do Grêmio Estudantil, Raíssa Kelle, destacou a importância da data, pela inauguração do novo auditório do campus. Aluna do terceiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática, ela agradeceu o apoio do diretor-geral, que sempre incentivou o projeto do grêmio e esteve presente nas demandas do corpo discente. Parte dos recursos destinados à construção do auditório foi usada também para a aquisição de mobiliário para a sala do grêmio estudantil.
Laura Araújo dedicou mais de 50 anos à educação
Ao inaugurar o auditório com o nome de uma das mais relevantes educadoras da região do Vale do Piancó, o Campus Itaporanga reconhece a trajetória da professora Laura Araújo. Filha de Alexandrina Araújo e Adauto Antônio Araújo, um dos primeiros presidentes da Câmara Municipal da cidade, ela nasceu em Serra Branca (atual distrito de Santana dos Garrotes), mudando-se com a família para Itaporanga aos 8 anos de idade.
Conhecida carinhosamente como "Tia Laura", a educadora dedicou mais de 50 anos ao magistério, sendo lembrada por seu compromisso com a formação de gerações. Seu legado permanece vivo na memória da comunidade itaporanguense como símbolo de amor à educação e dedicação ao futuro das novas gerações. A escola fundada pela professora hoje leva seu nome: Instituto Educacional Professora Laura Araujo.
“Laura Araújo era uma mulher forte, carinhosa, humana e nasceu para ser mestra. Foi uma grande mestra na sua sabedoria, na sua consciência, no seu incentivo à educação. Foi uma mãe maravilhosa, uma mestra espetacular, que só deixou legado para toda a família”, afirmou a professora Rita de Cássia Araújo, uma das quatro filhas de "Tia Laura" presentes à inauguração do auditório. No local, também estavam as filhas Verônica, Celina e Alexandrina.
Isaac Araújo, neto da professora que nomeia o novo equipamento do Campus Itaporanga, destacou na cerimônia o papel da educação e agradeceu ao IFPB pela iniciativa de homenagear sua avó. "A educação é a mola propulsora de todo o nosso país em uma data tão especial. Hoje, Dia do Professor, é um dia muito importante para todos nós, porque o professor é quem forma os cidadãos, e a gente, infelizmente, ainda não tem um reconhecimento que a gente deveria dar aos professores".
Ele acrescentou que a data era "muito importante para toda a família Araújo”, porque sua avó dedicou toda a vida “a fazer o bem às pessoas. Ele disse que "Tia Laura" descobriu na educação um dom e teve que transpor muitos obstáculos na sociedade, quebrando vários paradigmas.




