Projeto de extensão “Contrastes entre Luzes e Sombras” apresenta esquetes em creche

Ação de Extensão em creche da Vila Mocó (1).jpg

Entre a penumbra e o sorriso infantil, o projeto concluiu suas atividades no dia 12 de junho

O Projeto de Extensão intitulado Contrastes entre luzes e sombras, inscrito no Edital Cultura em Rede - Fomento à Articulação de Grupos Culturais e Acadêmicos, nº 021/2017, encerrou suas atividades no dia 12 de junho de 2018, com apresentações na creche municipal Maria Nóbrega Aguiar de Sá, no bairro Vila Mocó, em Itaporanga-PB.

Após muitos experimentos durante o percurso de criação, para a ação dramática final, foram usados objetos representativos, com os quais os estudantes contaram histórias voltadas para o público infantil, como nos conta a estudante Jéssica Kelly Simplício: “tivemos que criar histórias infantis, imagina ai! Porém, deu tudo certo! Amém! Foi difícil? Foi, mas muito divertido e gratificante, principalmente depois de ver o resultado de tanto trabalho; Só de olhar a carinha de encantamento das crianças ao verem nosso trabalho fez vale muito a pena todas as dificuldades que tivemos, receber os elogios foi a melhor parte, ter essa turma animada e empenhada no que fazia me fez querer dar tudo de mim, com esse projeto deixei de lado a timidez e me soltei aprendi muito com todos os integrantes da minha mais nova família”

Ao fim de cada apresentação, percebemos que a sombra em si mesma, bem como a contação de histórias, hipnotizam o ambiente a sua volta. Os alunos-espectadores, apesar de terem entre 2 e 5 anos, assistiram aos esquetes com muito entusiasmo e vivenciaram, também, um momento coletivo de percepção da própria sombra e da sombra do outro. Esta vivência foi de grande valia e que despertou a sensação de deslumbramento diante das inesperadas formas e movimentos de cada aluno – sensação semelhante à de ver as coisas pela primeira vez.

Ao longo de meses de pesquisa e ensaio sobre a linguagem teatral, os estudos das luzes e seus efeitos, etc. essa sensação foi aprimorada entre os estudantes do IFPB envolvidos, que se tornaram-se cumplices de algo que era maior que eles mesmos: a arte teatral. Compartilhar isto com o público é o que afirmam como sua maior realização grupal e pessoal, como diz a estudante Edinária Abílio: “tivemos que trabalhar com o objetivo de lidar com crianças , criar história que elas entendessem, e até mesmo pensar como elas , foi difícil , porém com a ajuda dos professores, e várias reuniões, conseguimos, e no dia 12/06, apresentamos para uma creche! Cada turma foi um aprendizado, ver a serenidade no olhar dos pequenos assistindo, e quando víamos eles sorrindo, isso sim era gratificante; lidamos com crianças de idades diferentes, tentamos mudar, e entrar primeiramente no personagem criança, antes de estar atrás da sombra, foi um dia de bastante aprendizado , e melhoria como pessoa”.

Enquanto isto a sensação de realização com o sucesso da conclusão do projeto é partilhada pelos orientadores Maxsuel Alves e Ana Cristina Lucena Figueiredo. Esta última, inclusive, prometeu a continuidade da pesquisa a respeito da linguagem do teatro de sombras: “Entre tantos obstáculos enfrentados no percurso de realização do projeto, me sinto realizada pois essa proposta já me inquietava há bastante tempo. A magia e plasticidade das sombras e o universo místico e poético que se constrói nesse contexto me atraem e foi isso que me provocou a vontade de concretizar este projeto. Pela encantadora experiência que tive com todos os membros do projeto nesse curto período, sinto que não vou parar por aqui! Continuarei com a proposta!”

Por fim, vale ressaltar a importância deste projeto para a cidade de Itaporanga, bem como para a formação dos estudantes e público, que, através das luzes e sombras educam as sensibilidades para olhar para o mundo em novas perspectivas.

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Por Maxsuel Alves

Imagens: Ismael Ferreira