Professor do Campus apresenta trabalho no 3º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática
Evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro no período de 17 a 19 de novembro
O professor apresentou no Simpósio um trabalho desenvolvido no Campus intitulado: Aprendizagens ubíquas: O uso de Screencasts em aulas de Matemática. Esse trabalho despertou interesse e curiosidade dos participantes do evento uma vez que mistura o lúdico e a tecnologia como aliados ao ensino da matemática. Os alunos que participaram do desenvolvimento do projeto relataram que “a atividade foi divertida, pois quebra a rotina de uma aula somente teórica como estamos acostumados”; “a produção do screencast foi um desafio e serviu como uma boa revisão do conteúdo, além de aprendermos muito durante a elaboração” e ainda que “este trabalho foi muito produtivo e através dele pudemos reconhecer outras maneiras de aprender Matemática. Além de ser um experiência de trabalho em grupo muito legal”.
Para o professor Marlon Cavalcante, nos dias atuais a aprendizagem pode acontecer independente das limitações do tempo e espaço da sala de aula, propiciando aprendizagens ubíquas, já que o screencast agrega conteúdos conceituais, interatividade e mobilidade, garantindo o acesso dentro e fora da sala de aula. “Ter apresentado esse relato de experiência em um evento de tamanha dimensão me engradece enquanto docente e, principalmente evidencia que nossos alunos apresentam dedicação, compromisso e competência para produzir recursos inovadores, destacando novas formas de aprender Matemática. A proposta foi ousada, justamente pelo fato de nossos alunos gostarem de constantes desafios”conclui o professor.
--
Texto: Marlon Tardelly

