Visita técnica à empresa têxtil do município
Alunos do IFPB estiveram na fábrica da Itatex para atuação em projeto de pesquisa.
No dia 11 de agosto do corrente ano, os alunos bolsistas do projeto de pesquisa aprovado no edital 28/2016: “Descarte limpo de resíduos sólidos originários da cadeia Têxtil do município de Itaporanga/PB visando a proteção ambiental”, José Hilton Paz de Souza e Francis Naiara Pereira Barreiro, juntamente com a Pedagoga Anaíze Anália de Oliveira, participante como voluntária, e o professor e Engenheiro Têxtil, Franklin Medeiros Galvão, orientador dos referidos discentes, fizeram a primeira visita a uma empresa Têxtil do município de Itaporanga.
O principal objetivo é estudar o controle, manuseio e destino dos resíduos sólidos de uma indústria têxtil, analisando os processos produtivos, aplicando conceitos de sustentabilidade e conscientizando as pessoas envolvidas nesta dinâmica no intuito de minimizar os impactos ambientais que poderão ser causados por esses descartes se forem destinados de forma incorreta.
O segmento têxtil é uma atividade de grande importância para a região do Vale do Piancó e especialmente para a cidade de Itaporanga-PB. Embora promova o desenvolvimento econômico e social, a atividade têxtil comporta-se como uma geradora de impactos ambientais, seja pelo consumo de recursos naturais ou pela geração de resíduos sólidos, que quando destinados incorretamente causam ameaças ao meio ambiente.
A maior parte das atividades da pesquisa será nas instalações da ITATEX, uma das principais empresas do ramo têxtil da região, por meio de um cronograma de visitas técnicas planejadas. A ITATEX, em parceria com o IFPB, servirá como laboratório para desenvolver a pesquisa. Ela está instalada numa área de 8.000 m2 e emprega cerca de 300 funcionários, sendo pioneira na área de fiação e tecelagem. Panos de prato e de chão, toalhas e flanelas são alguns dos seus principais produtos. Atualmente é uma referência na região com relação à organização, produtividade e qualidade.
Por outro lado, através desse trabalho, os discentes terão conhecimento quanto aos processos de manufatura de uma empresa têxtil, algumas noções sobre planejamento e controles produtivos e também aspectos legais do descarte de resíduos provenientes desse processo. Também adquirirão capacidade para tratar as questões ambientais com mais senso crítico, tornando-se cidadãos mais conscientes.

