Estudante do IFPB Itabaiana conquista ouro e bronze na Olimpíada de Química para Meninas

A medalhista está automaticamente classificada para a modalidade A da Olimpíada Brasileira de Química de 2026

Myrella.jpg

A estudante do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Automação do IFPB – Campus Itabaiana, Myrella Ramos da Silva, conquistou a medalha de ouro, na modalidade estadual, e a medalha de bronze na Olimpíada de Química para Meninas (Quimeninas 2025).

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 19 de dezembro, no Auditório de Psicologia do Campus I da UEPB, em Campina Grande, com a presença de instituições parceiras, estudantes e familiares, além de alunos e professores de escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. No evento, Myrella foi acompanhada pela professora de Química Tainá Souza Silva, do IFPB – Campus Itabaiana.

A Olimpíada Quimeninas é uma iniciativa nacional que busca despertar o interesse pela Química entre meninas do ensino fundamental e médio, incentivando a participação feminina nas ciências exatas e naturais. As provas aconteceram de forma on-line, no dia 26 de setembro, e a participação é gratuita. As medalhistas estão automaticamente classificadas para a modalidade "A" da Olimpíada Brasileira de Química de 2026.

Para Myrella, a experiência foi muito marcante. Ela relembrou, emocionada, todo o esforço desde o ensino fundamental, ressaltando que foram anos de dedicação e muito aprendizado. “Jamais imaginei que essa minha paixão pela Química pudesse chegar tão longe. Conquistar a medalha de ouro em destaque estadual e a medalha de bronze em destaque regional é muito mais do que uma premiação: é a certeza de que todo o esforço valeu a pena. Sou imensamente grata a Deus, aos meus professores que fizeram parte dessa história, à minha família e ao IFPB – Campus Itabaiana, que acreditaram em mim e hoje fazem parte dessa conquista”, comentou Myrella.