Campus Itabaiana leva conhecimento sobre produção da farinha a comunidades rurais

Atividade de extensão valoriza o trabalho e o acesso tecnológico às comunidades rurais

projeto producao da farinha.jpg

No dia 04 de dezembro, a comunidade rural de Mendonça dos Moreira, no município de Itabaiana, Paraíba, foi palco de uma atividade de extensão/comunicação que colocou em evidência a Casa de Farinha local. O evento, realizado pelo Campus Itabaiana -IFPB e pela Associação da Comunidade, reuniu produtores, moradores e seus familiares para celebrar e valorizar o trabalho da produção da farinha de mandioca.

Os participantes foram os protagonistas. Eles receberam e realizaram a leitura de uma cartilha especialmente elaborada para a atividade, que destaca a relevância das casas de farinha como um espaço de cultura, sociabilidade e história para as comunidades. A cartilha enfatiza que o processo de transformar a mandioca em farinha é uma herança indígena que precisa ser preservada e respeitada.

Um dos momentos mais importantes foi a valorização da experiência de trabalho de cada pessoa. A atividade proporcionou uma retomada das memórias do passado, onde os mais antigos compartilharam suas vivências, técnicas e os desafios de manter a produção ao longo das gerações. Esse intercâmbio de saberes reforçou o papel da Casa de Farinha como um local de transmissão oral de conhecimento, onde o trabalho coletivo expressa afeto e histórias familiares.

Projeto de extensão na comunidade

A atividade não se limitou ao resgate do passado. Foi promovida uma reflexão crítica sobre a necessidade de defender o acesso tecnológico às comunidades rurais para que o processo de produção da farinha continue garantindo o sustento da comunidade. A discussão girou em torno de como pequenas inovações podem melhorar o trabalho na produção da farinha, garantindo a sustentabilidade da atividade para as futuras gerações em Mendonça dos Moreira.

A equipe de extensão/comunicação expressa agradecimento ao Senhor Severino dos Ramos da Silva, Presidente da Associação da Comunidade, pelo apoio, acolhimento e dedicação em preservar a cultura e o trabalho local.

A atividade foi desenvolvida como uma ação do projeto de Extensão: VIVENDO E APRENDENDO SOBRE A PRODUÇÃO DA FARINHA NAS COMUNIDADES RURAIS (Edital nº 12/2025 - PROBEXC PROJETO).