Campus Itabaiana dá continuidade ao planejamento de novos cursos
Reunião com os egressos trouxe as perspectivas do mundo do trabalho e do desenvolvimento local
O Campus Itabaiana vem promovendo discussões com a comunidade acadêmica a fim de definir os novos cursos que deverão estar previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (2025 - 2029). Nesta quarta-feira (04) foi a vez dos egressos participarem, oferecendo o olhar do mundo do trabalho e suas percepções sobre as necessidades regionais.
Estavam presentes egressos dos cursos técnicos em Automação Industrial e Eletromecânica. A iniciativa faz parte da construção do Plano de Ofertas de Cursos e Vagas (POCV), e compreende uma série de ações envolvendo a escuta ativa da comunidade acadêmica, para uma definição democrática acerca dos novos cursos.
O encontro reuniu 20 egressos, que participaram ativamente, compartilhando reflexões, sugestões e impressões sobre as necessidades de formação profissional na região. Os ex-estudantes trouxeram contribuições valiosas sobre possíveis cursos técnicos, superiores e de Formação Inicial e Continuada (FIC) que podem vir a ser ofertados no campus de Itabaiana,levando em conta as demandas do mundo do trabalho e o fortalecimento do desenvolvimento local.
A reunião contou com a presença da Comissão do POCV, responsável pela coordenação do processo de escuta e planejamento, que acompanhou atentamente as falas dos participantes. O momento também proporcionou reencontros emocionantes entre egressos e professores, além de relatos inspiradores sobre a trajetória dos ex-alunos após a conclusão de seus cursos, evidenciando a relevância do IFPB em suas vidas profissionais e pessoais.
“A escuta qualificada e o diálogo com os egressos fortalecem o compromisso do IFPB com uma educação pública, gratuita e de qualidade, pautada na participação democrática e no alinhamento às reais necessidades da comunidade. As contribuições colhidas serão fundamentais para orientar as próximas etapas do planejamento institucional, garantindo que as futuras ofertas de cursos estejam em sintonia com os anseios da sociedade e com os desafios do cenário contemporâneo”, apontou o Diretor Geral do Campus Itabaiana, Henrique Nóbrega.

